fbpx

Redes sociais para arquitetos: saiba como se destacar

redes sociais para arquitetos

Muito além de meros meios de entretenimento, as mídias sociais têm funcionado como ferramentas voltadas à divulgação de produtos e serviços para profissionais dos mais diversos segmentos. Essas plataformas representam canais de contato direto com o público-alvo, possibilitando o alcance de pessoas efetivamente interessadas em um determinado nicho de mercado — e essa realidade não é diferente no caso dos profissionais de arquitetura.

Na verdade, especialmente para o ramo de arquitetura e design de interiores, tornou-se fundamental definir uma estratégia de publicidade que possa ser implementada no ambiente virtual. Afinal, por meio dessa prática, existe a chance de atrair novos clientes, ampliando as oportunidades de novos negócios.

No entanto, em um meio onde a concorrência também procura marcar presença, como se destacar? Para ajudá-lo a ter mais sucesso no espaço digital, neste post, listamos algumas dicas que podem (e devem) ser aplicadas nas redes sociais para arquitetos. Continue a leitura e melhore os seus resultados nas mídias digitais!

Identifique em quais redes sociais você deve marcar presença

Geralmente, quando a ideia é trabalhar a presença digital, os primeiros questionamentos que vêm à mente são: “Quais as redes sociais mais populares no momento?” ou “Quais plataformas têm o maior número de inscritos/seguidores/usuários?”. Contudo, já esclarecemos que nem sempre essa é a lógica que você deve adotar.

Isso porque cada uma das mídias é “frequentada” por um perfil de público diferente (pelo menos, em grande parte). Desse modo, uma estratégia que funciona bem no Instagram, por exemplo, pode não trazer resultados positivos no Facebook.

Uma dica valiosa que vale considerar é: no caso das redes sociais para arquitetos, as mais interessantes costumam ser aquelas que têm como carro-chefe a publicação de imagens. Sendo assim, o Pinterest e o Instagram — que, vale dizer, é a 5º rede social de mais popularidade em todo o mundo, com 1 bilhão de usuários ativos mensalmente — são excelentes apostas.

Conheça o seu público-alvo

A chave para o sucesso no marketing digital é a segmentação do conteúdo produzido. Entretanto, para colocar essa tática em prática, é preciso que você, primeiramente, reconheça a audiência que quer atingir.

Para isso, procure traçar o perfil dos seus clientes, considerando todas as características e peculiaridades inerentes: a idade, o gênero, as marcas prediletas, os interesses, os hobbies e quaisquer outras informações que possam ser relevantes nesse momento. O seu objetivo é identificar o comportamento de consumo, portanto todos esses dados servirão como um guia para atingir esse fim.

Planeje o seu conteúdo

A produção de um conteúdo relevante é o que vai ajudá-lo a ganhar reconhecimento, fazendo com que se torne uma possível referência no seu segmento. Contudo, para que isso seja uma verdade, é preciso haver regularidade nas publicações.

Se o seu propósito é engajar o seu público e potencializar a sua visibilidade, aposte na criação de um calendário editorial, não se esquecendo de identificar também os melhores horários para as postagens, considerando o momento do dia no qual seus potenciais clientes costumam acessar as redes. Você pode fazer vários testes e analisar os resultados para isso.

Ainda, falando especialmente do Instagram, uma boa alternativa é torná-lo uma espécie de “diário profissional”, divulgando os seus projetos, compartilhando imagens de “antes” e “depois” (sempre com a permissão dos contratantes, naturalmente) e trazendo inspirações. O importante é manter a consistência e fazer um bom uso das hashtags e dos demais recursos que são aliados para a ampliação do seu alcance.

Em razão da grande relevância da regularidade das publicações, como tratamos acima, vamos dedicar um pequeno tópico para falar das vantagens de estabelecer um cronograma e como fazê-lo. A começar pelos benefícios, podemos citar:

  • regularidade nas postagens: com o cronograma definido, não haverá dúvidas sobre o que postar, onde fazê-lo e quando;
  • maior organização: o conteúdo que você produz ficará melhor organizado, por exemplo, com a definição dos tipos de assunto que serão abordados a cada dia/semana;
  • mais tempo livre para se dedicar a outras atividades: quando tudo está ordenado e programado, sobra mais tempo para outros aspectos que também colaboram para o crescimento profissional.

Para defini-lo, é necessário, como já destacado, começar estudando os melhores horários para publicar nas suas mídias, considerando o público que você pretende atingir. Trabalhando com um cronograma diário ou semanal, a base para a construção é a mesma e pode ser pensada de duas formas: generalizada ou específica.

No primeiro modelo, você definirá os assuntos gerais do que será publicado e, somente depois, escolherá os tópicos específicos a serem abordados sobre a temática. Já no segundo, para cada dia ou semana, existirá um tema específico a ser desenvolvido, com o título previamente definido.

Torne as mídias sociais o seu portfólio digital

Ainda que você tenha um site para essa finalidade, uma vantagem de publicar o seu portfólio no meio digital é a facilidade de atualizá-lo. Você pode inserir imagens dos projetos mais recentes e tem a certeza de que, a cada postagem, os seus contatos (ou seguidores, no caso do Instagram), receberão notificações.

Outro ponto bastante positivo é a possibilidade de divulgar vídeos com alta qualidade ou mesmo de fazer as famosas lives, que são transmissões ao vivo, nas quais você pode mostrar um pouco do seu dia a dia profissional e da execução dos trabalhos. Inúmeras são as possibilidades, então, use e abuse da sua criatividade.

Mantenha contato com o seu público

As redes sociais para arquitetos abrem um leque de alternativas para potencializar a sua visibilidade, com incontáveis recursos e diferentes funcionalidades que você pode explorar como for mais conveniente. No entanto, independentemente da plataforma utilizada e do tipo de conteúdo que você prefere produzir, uma regra é universal: você deve interagir com os seus contatos/seguidores.

Como frisamos no início deste conteúdo, as redes sociais funcionam como canais de contato direto, logo, a base de qualquer uma delas é a interação entre as pessoas. É isso que torna o seu engajamento maior, trazendo mais força às suas estratégias de marketing. Por isso, sempre que possível, responda a comentários e a mensagens privadas — jamais deixe o seu público sem resposta.

Como você pôde ver, as redes sociais para arquitetos podem ser grandes aliadas para potencializar o seu alcance e torná-lo uma referência no seu segmento de atuação. Com um marketing digital bem-feito, essas plataformas se tornam meios de promoção do seu trabalho, fazendo-o ganhar maior projeção, e colaboram para o aumento dez sua carteira de clientes.

Agora, se este conteúdo foi útil e você deseja ir além, dominando ainda mais as estratégias de marketing digital, aproveite para conferir o nosso e-book com um guia prático sobre o assunto. Clique no link e baixe agora!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?