fbpx

O que é BIM e como usar na arquitetura?

Neste conteúdo, vamos explicar o que é BIM e os seus principais benefícios. Aqui, você descobrirá como é possível usar essa tecnologia nos seus projetos arquitetônicos. Vamos falar sobre simulações e análises, desenvolvimento de modelos 3D e escolha de uma plataforma adequada

Continue lendo para descobrir como o BIM é usado e quais as maiores vantagens dessa tecnologia! 

O que significa BIM?

BIM é a abreviação de Building Information Modeling, que quer dizer Modelagem da Informação da Construção, em português. Trata-se de um processo altamente colaborativo que permite aos arquitetos e outros profissionais planejar, projetar e construir ambientes dentro de um modelo 3D.

Ele agiliza a gestão das informações das edificações e permite que os projetistas tomem decisões mais acertadas. Esse conceito se tornou a base da transformação digital na indústria de engenharia, arquitetura e construção civil. É um processo crucial no mundo inteiro, sendo indispensável para que os profissionais da área garantam que os seus projetos sejam altamente eficientes e colaborativos.

O conceito ajuda os arquitetos a capturar mais detalhes, explorar digitalmente decisões alternativas de projetos e aprimorar o seu trabalho. A sua aplicação na arquitetura aumenta a previsibilidade, a precisão e a compreensão dos profissionais envolvidos ao longo dos ciclos de vida de cada projeto, gerando melhores resultados.

Quais são os benefícios da tecnologia BIM?

O Building Information Modeling (BIM) proporciona aos arquitetos uma ferramenta que os capacita a desenvolver projetos mais inovadores, atendendo de forma mais precisa e eficiente às necessidades de seus clientes. Com uma tecnologia BIM, você conseguirá explorar a criatividade usando ferramentas de modelagem que possibilitam a análise de todos os detalhes, desde a luz natural até a escolha de móveis e acessórios decorativos.  

Um software BIM é inteligente, trabalha com geometria e armazena os dados dos projetos. Sempre que você alterar um elemento, a tecnologia atualiza o modelo para refletir essa mudança. Por isso, você terá acesso a informações consistentes e poderá atuar em colaboração direta com os seus clientes ao compartilhar suas sugestões em um espaço online mutuamente acessível.  

Como usar a tecnologia BIM na arquitetura?

Veja a seguir algumas dicas práticas para começar a fazer uso das tecnologias BIM para atrair e conquistar os seus clientes!

Escolha uma plataforma adequada

Para gerenciar com sucesso um projeto de arquitetura e obter mais indicações de trabalho nesse segmento, você precisa escolher uma plataforma adequada. A colaboração entre cliente e arquiteto é crucial para uma carreira bem-sucedida. Escolha um software BIM colaborativo, que possibilite a troca de ideia e que propicie uma comunicação clara e precisa com o público, por exemplo:

  • Autodesk BIM 360;
  • Revit;
  • Edificius;
  • EdiLus;
  • usBIM.platform;
  • Rhino 7.

Desenvolva modelos 3D

Já passou a época em que os clientes ficavam satisfeitos visualizando apenas linhas 2D. Desenvolva modelos virtuais que contenham objetos 3D inteligentes e surpreenda as pessoas. Esses projetos auxiliam na visualização, na tomada de decisão para aquisição de novos recursos e nos investimentos que agregam valor. Eles oferecem uma simulação realista dos cenários.  

Inclua informações específicas

O software BIM pode simular vários aspectos do processo de construção de ambientes. Assim, inclua informações específicas, por exemplo, iluminação e corredores para tráfego. Ofereça aos seus clientes uma representação tridimensional de janelas, paredes, bombas, ar-condicionado, tubulações etc. Ainda, forneça diversas perspectivas da estrutura, como elevações, plantas, jardins suspensos e muito mais.  

Faça simulações e análises

A simulação demonstra na prática o potencial da tecnologia BIM ao promover a inovação nos ambientes residenciais e corporativos. Um conjunto de tecnologias pode facilitar a aplicação dos requisitos de sustentabilidade e ajudar os arquitetos a dar vida aos seus modelos 3D. Esses projetos simulam a luz natural e permitem a realização de análises para gerar projetos sustentáveis.  

Compreendeu o que é BIM e como usar na arquitetura? Essa tecnologia traz diversas vantagens para os profissionais dedicados que conseguem superar os seus concorrentes mais rapidamente. Aproveite essa ferramenta para viver novas experiências e desenvolver excelentes projetos de arquitetura, design e decoração.

O que achou deste conteúdo? Se você gostou, curta as nossas páginas nas redes sociais e confira mais dicas sobre o tema: Facebook, Instagram e LinkedIn.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?