fbpx

Como escolher os móveis para sala de espera?

Como escolher os móveis para sala de espera?

Projetar uma sala de espera pode ser mais complexo do que parece. Isso porque não se trata somente do estilo ou design. É necessário pensar no bem-estar e conforto para que a experiência de cada cliente seja agradável e positiva, desde o primeiro contato.

Desse modo, fica evidente que a sala de espera deve considerar diversos aspectos, reunindo atributos que proporcionem aconchego, harmonia, praticidade e funcionalidade. 

Quer saber o que considerar para projetar uma sala de espera eficiente? Então, continue a leitura!

O que faz parte do mobiliário da sala de espera?

Equipar uma sala de espera é uma das atividades mais comuns realizadas por projetistas de escritórios de arquitetura. Quer se trate de uma pequena área de recepção ou de um espaço maior para descontração, o profissional precisará atender às necessidades dos usuários e da equipe da recepção. Veja a seguir as principais mobílias utilizadas nesses ambientes!

Assentos

Mantenha as cadeiras da sua sala de reunião ou de espera bastante confortável. Ofereça aos convidados assentos especiais nos quais eles não se importarão de ficar sentados por mais tempo, conforme o fluxo de cada negócio. Além do apoio e encostos desses acessórios, você pode oferecer uma mistura de diferentes modelos para dar maior conforto.

Balcões

A mesa da recepcionista é normalmente a parte central de uma sala de espera. Selecione um móvel que cause uma primeira impressão positiva para convidados e funcionários dos seus clientes. A recepção deve ser atrativa, funcional e agradável o suficiente para cativar o público. Garanta que as recepcionistas tenham o espaço e as ferramentas necessárias para as rotinas.

Acessórios

Enquanto a decoração torna a sala de espera esteticamente atraente, os acessórios podem ajudar no fluxo geral do espaço. Adicione tapetes, recipientes de lixo, cabides, placas e ferramentas que facilitem aos colaboradores controlar as multidões. Isso facilitará para a equipe da recepção gerenciar o movimento e auxiliará na promoção de experiências agradáveis para os visitantes voltarem.

Decoração

A decoração desempenha um papel importante na aparência geral das salas de espera, embora não precise ser tão funcional quanto as mesas e cadeiras. Os objetos decorativos impactam a forma como os convidados de um estabelecimento percebem o negócio em geral. Eles fazem com que as pessoas se sintam mais à vontade.

Qual é a importância de priorizar o conforto da sala de espera?

Inclua em seus projetos as inovações tecnológicas disponíveis para encantar as pessoas e permitir que elas tenham as suas expectativas superadas. Uma sala de espera limpa, bem equipada e confortável gera confiança e causa uma primeira impressão positiva nos clientes. Aposte no fornecimento de conforto aos outros e terá uma carreira bem-sucedida.

O que considerar ao escolher móveis para sala de espera

Os móveis para uma sala de espera devem ser escolhidos durante a etapa de projeto, por ser preciso considerar a funcionalidade do espaço e também a boa circulação para o resultado ser o melhor possível.

Contudo, mesmo na etapa de projeto, é necessário considerar aspectos que vão além do visual, como os listados abaixo.

Conforto e ergonomia

Os móveis mais utilizados em uma sala de espera, em geral, são balcões, mesas, cadeiras, poltronas e sofás. Portanto, precisam apresentar conforto e ergonomia. No caso dos assentos, é essencial seguirem os padrões referentes a encosto, altura, apoios, densidade e materiais.

O conforto também está relacionado com a disposição dos assentos. Estes devem considerar uma quantidade média de pessoas no ambiente para que todos fiquem de forma confortável, a necessidade de circulação — entre outros fatores como a maior facilidade para mudança ou mobilidade dos móveis e futuras alterações de layout, além da acessibilidade.

Então, o conforto também deve considerar que, dependendo da quantidade média de pessoas em espera, é melhor optar por cadeiras ou longarinas em vez de poltronas e sofás — uma vez que essas ocupam menor espaço e acomodam mais pessoas de forma adequada.

O conforto também está relacionado com a individualidade porque muitos podem se sentir desconfortáveis ao ficar muito próximo de alguém que não conhece ou de não poder usar o apoio para os braços a fim de não incomodar o outro. Consequentemente, é importante respeitar uma distância mínima de 10 cm entre as cadeiras.

Qualidade

A qualidade do mobiliário é muito importante no momento da escolha. Geralmente, esse tipo de ambiente recebe grande fluxo de pessoas diariamente que, por sua vez, apresentam diferentes biotipos.

Em outras palavras, é essencial que os móveis escolhidos considerem a durabilidade, qualidade de acabamentos, facilidade de limpeza, manutenção e, principalmente, resistência ao uso. A qualidade também está relacionada ao conforto e ao atendimento às normas de ergonomia, como a NR 17.

Visual

É muito importante organizar os móveis adequadamente a fim de obter um espaço funcional, prático e agradável. Por isso, conforme já falamos, é necessário considerar a quantidade média de pessoas, assim como o tempo médio de espera para definir o mobiliário necessário.

Alguns pontos também merecem atenção como:

  • não posicionar os clientes de costas para a entrada;
  • inserir cadeiras com espaçamento entre si;
  • respeitar as dimensões mínimas de acessibilidade;
  • estar atento à combinação entre objetos decorativos e móveis escolhidos.

Necessidades e experiência do cliente

O projeto de cada sala de espera pode apresentar variadas soluções de mobiliário, equipamentos e opções de entretenimento — de acordo com o perfil dos clientes e de cada empresa.

Por exemplo, em algumas salas de espera é necessário contar com assentos, um balcão de atendimento, mesas centrais para revistas ou até mesmo locais para entretenimento de crianças enquanto esperam, estação de água e café, painel para televisão, entre outras opções.

Em outras salas, apenas os assentos já são suficientes. Diante disso, é essencial identificar as funções e experiências que são desejadas, além dos demais fatores já citados.

Disponibilizar Wi-Fi para clientes também é uma excelente ação para tornar o momento de espera mais agradável, permitindo que os clientes se distraiam e não cause desconfortos, mesmo diante de atrasos.

Cor

As cores também são de extrema importância nesse tipo de projeto, pois impactam diretamente no resultado e nas sensações dos clientes — uma vez que é comprovada a influência das cores nas sensações e emoções.

Sabe-se que o projeto apresenta a visão do arquiteto, mas acima de tudo, deve considerar o desejo do cliente ou, em alguns casos, a identidade visual da empresa ou marca contratante.

Caso o cliente não especifique as cores ou tonalidades desejadas, uma opção interessante é optar por tons que proporcionem maior harmonia ao ambiente. Entretanto, a escolha da cor deve considerar o grande fluxo e ter atenção ao tipo de material — se é fácil manchar ou realizar a limpeza. Lembre-se também que, em ambientes menores, as cores muito fortes e impactantes podem poluir visualmente, tornando a experiência visual desagradável aos clientes.

Ainda, os tons muito claros precisam ser compensados por outros pontos de cor, a fim de promover harmonia e beleza — além de personalidade ao projeto, e consequentemente, à sala de espera.

Textura

Muitos profissionais acreditam que, para inovar em um projeto, apresentar um diferencial ou expressar sua assinatura, é necessário focar em grandes aspectos, como um determinado tipo de móvel, de objeto, de obra de arte ou na escolha das tonalidades.

Entretanto, uma forma inovadora de imprimir sua assinatura nos projetos realizados pode ser por meio de detalhes, como a escolha das texturas. Elas podem diferenciar um móvel ou se aplicadas nas paredes, podem transformar o ambiente. Além disso, são diversas as possibilidades disponíveis no mercado.

Contudo, aqui, é importante considerar o local e o tipo de textura ou material escolhido. Por exemplo, em um hospital, não se aconselha usar texturas que dificultem a limpeza e higienização.

As salas de espera são o primeiro contato da maior parte dos clientes e funcionam também como um cartão de visita. Afinal, ao analisar a sala de espera, pode-se verificar o cuidado e atenção com os que ali frequentam, se o ambiente foi bem-planejado, bem como se a limpeza e a manutenção do local estão bem-feitas.

O mobiliário também comunica diversos aspectos nesse primeiro contato, uma vez que, se a escolha for adequada, o cliente estará confortável e considerará o ambiente agradável, tendo uma primeira impressão positiva. Por isso é muito importante investir em móveis para sala de espera.

Sendo assim, faz muita diferença contar com profissionais especializados tendo em vista que para um bom projeto, não basta apenas uma boa iluminação, definir um layout adequado ou então demais detalhes decorativos. É necessário escolher móveis de qualidade, e que proporcionem conforto e bem-estar. Dessa forma, priorize as opções inovadoras, mas que apresentam todos os atributos mencionados neste post

Quais são os diferenciais das soluções da F.Way para sala de espera?

As soluções da F.Way para sala de espera disponibilizam assentos confortáveis ​​para o público permanecer sentado confortavelmente por um longo período. Os móveis dessa parceria são projetados para oferecer conforto e para que não se tornem desconfortáveis com o passar do tempo. A parceira prioriza a qualidade e o estilo exclusivo para atrair a atenção de todos.

Estilo

As opções da F.Way são estilosas e ficam bem em quase todos os ambientes, seus designs são interessantes e podem fazer com que as recepções pareçam amigáveis e acolhedoras. Há alternativas inovadoras para serem dispostas no saguão de escritórios e para quem trabalha em home office. Procure estilos que sejam atemporais e que combinem com praticamente qualquer design de ambiente.

Durabilidade

Geralmente as salas de espera são áreas de alto tráfego, razão pela qual você precisará de poltronas ou sofás revestidos com um tecido durável. A F.Way oferece móveis que não precisarão de reparos ou substituição com frequência. As suas mobílias são resistentes o suficiente para suportar o uso constante sem parecerem surrados.

Facilidade de limpeza

A limpeza dos móveis da F.Way para sala de espera é mais fácil de fazer do que outras mobílias normais usadas em salas de espera. Os seus itens de mobiliário são expressamente projetados para serem higiênicos e limpos que as outras opções disponíveis no mercado. As mobílias podem ser limpas com facilidade de modo que a sujeira não se acumula.

Entendeu como escolher os móveis para sala de espera? É necessário optar por mobílias de qualidade, e que proporcionem conforto e bem-estar, como as opções oferecidas pela F.Way. Dessa forma, priorize as opções inovadoras, mas que apresentam todos os atributos mencionados neste post e que sejam preferencialmente fornecidos por essa parceria.

Se você deseja especificar móveis de extrema qualidade, beleza, conforto e variedade em seus projetos, entre em contato com a F.WAY — uma empresa referência em assentos corporativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?