fbpx

Livros para arquitetos: 13 opções imperdíveis

livros para arquitetos

Independentemente do ramo de atuação, todo profissional precisa se atualizar e reciclar seus conhecimentos. Uma das formas mais eficientes de colocar isso em prática é por meio da leitura. Existem livros para arquitetos que são indispensáveis tanto para entender determinados assuntos como para se inspirar e aprimorar cada vez mais os trabalhos e serviços.

Diferentemente do que muitos pensam, não é apenas a prática que conduz ao aperfeiçoamento. Por meio dos livros pode-se aprender diversos aspectos e tornar os projetos ainda mais eficientes. A leitura também proporciona crescimento pessoal e profissional, o que permite obter mais sucesso no escritório, nos processos de trabalho e até mesmo no relacionamento com os clientes e colegas de trabalho.

Pensando nisso, separamos 13 dicas de livros para arquitetos, incluindo algumas obras que são referência na área. Acompanhe!

1. A arte de projetar em arquitetura, de Ernst Neufert

Esse livro foi lançado em 1936 e até hoje é um dos queridinhos de grande parte dos arquitetos, por isso foi traduzido do alemão para diversas línguas e é conhecido em vários países — inspirando muitos arquitetos em seus projetos.

O livro aborda diversos aspectos e informações a respeito de fundamentos, normas, prescrições, ergonomia e diversos outros assuntos que são essenciais para um projeto eficiente.

Arte de Projetar em Arquitetura

2. Atlas de detalhes construtivos, de Peter Beinharrer

Um bom arquiteto, seja ele projetista ou executor de obras, precisa compreender os detalhes construtivos e esse livro é um recurso indispensável,

uma vez que aborda particularidades importantes que muitas vezes são deixadas de lado ou que os profissionais desconhecem, mas são essenciais para a qualidade do projeto..

Sendo assim, o livro parte do pressuposto de que um projeto e uma construção de excelência demandam a compreensão e conhecimento sobre fundações, vãos, estrutura, cobertura, materiais, sistemas de impermeabilização, entre outros aspectos.

Atlas de Detalhes Construtivos

3. Sistemas estruturais, de Heino Engel

Esse livro mostra como a criatividade e intuição podem estar aliadas às considerações técnicas dos diferentes sistemas estruturais — habilidade

essencial para todas as etapas de desenvolvimento de projeto. Além disso, todos esses sistemas são apresentados em conjunto com desenhos e descrições que auxiliam uma aprendizagem muito mais intuitiva e ágil.

Sistemas Estruturais

4. Manual do Arquiteto Descalço, de Johan Van Legen

Essa obra aborda um tema muito importante: a arquitetura sustentável. O autor compartilha diversas informações e reflexões sobre construção aliada à ecologia, trazendo inclusive uma variedade de técnicas. A qualidade da obra e a grande relevância do tema fizeram desse livro um best seller no mundo todo.

Manual do Arquiteto Descalçovvvv

5. Urbanismo ecológico, de Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty

Considerando, mais uma vez, a valorização desse tema tão importante, destacamos esse livro que aponta os impactos da bioarquitetura na sociedade e, por isso, é essencial para os arquitetos que prezam a sustentabilidade nos projetos.

Os autores compilaram diversas informações e textos provenientes de simpósios e aulas realizadas em Harvard. Além disso, expõem aspectos práticos e criativos, tanto de arquitetos quanto de urbanistas, engenheiros e até cientistas.

Urbanismo Ecológico

6. Iluminação no design de interiores, de Malcolm Innes

Esse título trata de um assunto central na arquitetura: a iluminação. Além da questão estética, influencia na qualidade de vida dos usuários de uma edificação — principalmente para os profissionais que atuam com design de interiores.

O livro é extremamente rico em conteúdo pois, além de ter mais de 300 imagens e estudos de casos de diversas obras de especialistas da área, aborda a iluminação de forma a promover maior expertise e conhecimento no desenvolvimento de projetos.

Iluminação no Design de Interiores

7. Paulo Mendes da Rocha – Obra completa, de Daniele Pisani

Diferentemente dos livros relacionados acima, que apresentam técnicas e informações a respeito de áreas e assuntos relevantes a arquitetura, esta é uma obra biográfica, que trata do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.

Por isso, o livro apresenta em ordem cronológica tanto os anos de formação, como também os primeiros trabalhos realizados, seu estilo de projeto, diversos outros assuntos e também seus projetos — incluindo o que ocorre antes e depois de o arquiteto ter recebido em 2006 o Premio Pritzker.

Paulo Mendes da Rocha - Obra completa, de Daniele Pisani

8. Lina Bo Bardi – Obra construída, de Olívia de Oliveira

Seguindo a linha da indicação anterior, esse livro proporciona inspirações por meio das obras da arquiteta Lina Bo Bardi. Nele são apresentados os projetos mais importantes de Lina, transitando pelo contexto artístico e social presentes em seus projetos. Um exemplo de uma das obras presentes nesse livro é o Museu de Arte de São Paulo — MASP. Além disso, as fotos, de Nelson Kon, são um atrativo à parte.

Lina Bo Bardi - Obra construída, de Olívia de Oliveira

9. Ando – Complete Works, de Philip Jodidio

Esse livro apresenta as obras do arquiteto Tadao Ando, que é uma referência em obras monolíticas. Suas obras são marcadas pela interação respeitosa com o meio ambiente, além de uma forma especial de inserir a luz natural. Sendo assim, o olhar especial de Ando é evidenciado nessa obra por meio de seus projetos.

Ando - Complete Works, de Philip Jodidio

10. Arquitetura no Século XX, de Peter Gossel e Gabriele Leuthauser

O livro é uma referência, pois está repleto de plantas, desenhos e fotografias a respeito de obras e projetos dos mais importantes nomes da arquitetura no século XX, como Gaudí, Lloyd Wright, Gehry e Shgeru Ban. Os capítulos são estruturados em ordem cronológica e trazem centenas de ilustrações, fotos, planos e desenhos.

Arquitetura no Século XX, de Peter Gossel e Gabriele Leuthauser

11. Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

Embora existam diversos outros livros extremamente relevantes relacionados diretamente à arquitetura, não poderia faltar essa indicação que trata da forma de pensamento atual: rápida e instintiva ou devagar e lógica.

O autor ajuda o leitor a lidar com projetos de diferentes magnitudes, de forma a tornar o processo de tomada de decisão mais eficiente e assertivo. Sendo assim, é um livro importante tanto para um empreendedor quanto para um gestor ou um colaborador. Afinal, qualquer pessoa que atua no mercado de trabalho tem que tomar decisões constantemente e precisa estar preparado para isso.

Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

12. A arte da negociação, de Michael Wheeler

Esse livro também é muito importante para arquitetos, uma vez que negociação está sempre presente nas atividades cotidianas da profissão. É uma obra útil tanto para vender projetos, quanto para negociar promoções, fazer melhores negócios com os fornecedores etc. O autor apresenta conceitos imprescindíveis para a negociação a fim de proporcionar confiança para negociar.

A arte da negociação, de Michael Wheeler

13. Roube como um artista, de Austin Kleon

Aqui o autor evidencia como a máxima “nada se cria, tudo se copia” pode ser aplicada à arquitetura. Austin Kleon explica que é possível se inspirar em diversas ideias de seus artistas favoritos, criando algo novo a partir do que existe.

Ele também mostra que escrever o que gosta ajuda a trabalhar a criatividade e as ideias. Esse é um livro muito bom, pois o autor visa ajudar a vencer o medo de iniciar e mostra como é possível se inspirar para ser criativo, mantendo a ética em seu trabalho.

Poderíamos trazer muitos outros livros para arquitetos, mas esta lista é capaz de ajudar você a ser mais criativo, mais eficiente, tomar melhores decisões e fazer projetos ainda mais especiais e incríveis.

Portanto, analise seus compromissos diários e se organize para ler essas dicas incríveis de livros para arquitetos. Uma forma eficiente de fazer isso é separar uma meta mensal. Outra ideia muito legal é convidar amigos e colegas para lerem junto com você.

Então, aproveite e compartilhe esse post em suas redes sociais — assim mais pessoas podem se juntar a você nessa busca por crescimento!

2 thoughts on “Livros para arquitetos: 13 opções imperdíveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?