fbpx

Veja como planejar um layout de escritório que contribua com a produtividade

Veja como planejar um layout de escritório que contribua com a produtividade

Investir em iniciativas para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e motivador já tem sido uma realidade dentro de muitas empresas. E o layout de escritório pode influenciar bastante no bem-estar do colaborador, contribuindo para um melhor desempenho individual e coletivo.

Um layout de escritório moderno e atento às necessidades da equipe facilita a circulação das pessoas e a execução das tarefas, além de agilizar processos e as tomadas de decisão. Além disso, também devem ser incluídos elementos que trazem aconchego, conforto e funcionalidade.

Desse modo, é possível deixar o local de trabalho mais agradável e acolhedor para os colaboradores e ter consequentemente mais satisfação e produtividade. Quer entender melhor? Acompanhe!

O que é layout e como ele se aplica à arquitetura corporativa?

Tecnicamente, o layout também é conhecido como planejamento espacial. Ele se refere àquela etapa do projeto na qual o profissional organiza os elementos dentro da área disponível. Com isso, é preciso considerar aspectos, como:

  • metragem quadrada de cada espaço;
  • altura do pé direito;
  • disposição da fiação elétrica;
  • disposição da instalação hidráulica;
  • posição das portas e janelas;
  • distribuição da iluminação natural ao longo do dia;
  • espaços inutilizados devido a algum elemento estrutural, como escadas, rodapés e rebaixamentos do teto, entre outros.

A partir daí ainda deverá pensar a respeito dos elementos que serão inseridos no ambiente. Para isso, será preciso avaliar critérios relacionados à usabilidade e à funcionalidade, como:

  • ergonomia das estações de trabalho;
  • espaço de movimentação e trânsito de pessoas, tendo em vista as funções executadas no local;
  • valorização de ambientes coletivos e privativos;
  • otimização do espaço.

Afinal, se o projeto de layout criado for um obstáculo para a execução das tarefas, isso pode prejudicar a realização de um trabalho. Um exemplo são plataformas com muitos lugares, pois torna-se uma barreira para o colaborador por não ter entre elas áreas de circulação.

Como planejar um layout de escritório com eficiência?

O primeiro passo para o sucesso de um layout de escritório é a análise das tarefas que são executadas em cada espaço. O arquiteto ou o designer de interiores precisa compreender profundamente cada tarefa a fim de otimizar o ambiente e trazer funcionalidade. Para isso, tente visualizar:

  • os movimentos corporais de cada colaborador nas tarefas cotidianas;
  • o principal fluxo de pessoas;
  • os equipamentos e materiais necessários para a execução das tarefas;
  • a posição das cadeiras e das mesas de trabalho em relação à iluminação natural e artificial;
  • o conforto acústico;
  • ambientes com boa circulação de ar ou disposição dos aparelhos de ar-condicionado, entre outros pontos.

Ou seja, antes de partir para um planejamento de cada elemento do layout, é preciso ter uma visão global. Agora, podemos falar de alguns pontos mais específicos.

Atente-se à disposição dos móveis

Esse é um dos aspectos que mais poderá influenciar a satisfação no trabalho. Ambientes desorganizados impactam negativamente no desempenho dos colaboradores e aumentam as chances de erros, uma vez que tiram a atenção das pessoas de onde ela deve estar.

Por isso, o principal objetivo ao contratar um profissional é garantir a otimização do espaço, tendo em vista todos os elementos que compõem o espaço: mobiliário que consiga armazenar arquivos como estantes, gavetas, nichos, entre outros e que organizados sejam fáceis de encontrar quando necessário.

É importante lembrar que equipamentos que possuam uso comum como impressoras e scanners precisam estar posicionados ao alcance de todos.

Aproveite o espaço

Essa dica é valiosa no layout de escritório moderno, visto que a maioria deles conta com uma área reduzida. Assim, se você consegue aproveitar cada espaço em seu projeto para dar mais funcionalidade ao ambiente, a satisfação do seu cliente é garantida.

Para isso, avalie primeiramente a possibilidade de utilizar as paredes para organizar os objetos (em nichos, prateleiras ou armários). Mas não esqueça de buscar o equilíbrio para não deixar o espaço visualmente poluído e provocar um estímulo negativo para a ergonomia cognitiva dos colaboradores.

Utilize o design biofílico

Inserir elementos naturais nos ambientes é um fator que tem melhorado o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Essa tendência é conhecida como design biofílico, ela pode ser conquistada por meio de:

  • ventilação natural;
  • iluminação solar;
  • utilização de peças de decoração com produtos naturais;
  • inserção de áreas verdes e plantas no ambiente.

Essa última dica é a mais simples de se fazer e pode ser aplicada em todos os projetos. Ela ainda é superindicada para reconectar as pessoas com o ambiente natural, desestressar, diminuir a pressão arterial e a frequência cardíaca, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar geral e auxilia no aumento da produtividade.

Considere o estilo da empresa

Nunca se esqueça de que toda empresa tem uma mensagem aos clientes finais, e que esse conceito pode estar presente em todos os pontos, inclusive na decoração. Assim, busque entender quais são os valores que ela quer transmitir, como: inovação, tradição, simplicidade, entre outros.

Além disso, analise os elementos da identidade visual da marca, pois um ambiente harmonizado com eles trará um diferencial que agrada a clientes e colaboradores. Se a “cara da empresa” é mais descontraída, um espaço supercolorido e informal combina. Já se ela for mais séria, a sobriedade deve se sobressair nos móveis, cores e objetos decorativos.

Escolha as melhores cores na composição

Através das cores é possível provocar sensação de acolhimento, socialização, energia, alegria, calma e assim por diante. Por isso, vale dar uma boa pesquisada antes de decidir quais cores vão compor cada espaço. Em salas fechadas, por exemplo, você até pode apostar em espaços mais coloridos sem pesar no ambiente geral.

Recomenda-se, porém, o uso de cores convencionais em grandes espaços e cores mais específicas para personalizar. Então, na recepção, nos corredores e nas salas de reunião, por exemplo, é melhor utilizar cores neutras e as cores presentes na comunicação visual da empresa em pontos estratégicos ou então no mobiliário.

Dê preferência a móveis multifuncionais

O grande segredo de um ambiente de escritório superagradável está em conseguir aproveitar as áreas disponíveis, sem sobrecarregar esses ambientes. Então, para deixar tudo fluído, espaçoso e produtivo, a dica é apostar nos móveis multifuncionais.

Essas são aquelas peças que podem cumprir muito bem com mais de uma função, sem precisar ocupar tantos espaços. Um exemplo é um nicho de parede que pode virar uma mesa de trabalho.

Mas, obviamente, isso não se restringe apenas ao mobiliário. Você pode ser espaços inteiros que sejam multifuncionais, como uma sala de reuniões que, quando não está sendo usada, pode virar uma estação de trabalho. Ou, então, uma sala de socialização que vira um espaço para ginástica laboral.

Aproveite a iluminação natural

Você já viu que as tendências naturais, em geral, contribuem muito para espaços corporativos mais agradáveis, não é? E a iluminação está entre as mais importantes delas. É da natureza humana precisar de luz natural para se manter desperta. Por isso, trabalhar de frente para uma janela é muito mais eficiente do que com várias lâmpadas artificiais por perto.

Mas, já que nem todas as empresas comportam um projeto de layout com luz natural em todos os ambientes, vale pensar em alguns locais estratégicos dentro da estrutura do espaço. Uma boa ideia é investir em corredores com paredes inteiras de vidro, que deixam toda a luz entrar.

Além disso, pode ser uma ótima ideia criar estações de trabalho externas, como mesas ao ar livre com bom sinal de Wi-Fi ou mesmo salas de reuniões que sejam feitas majoritariamente de janelas amplas. Para deixar tudo mais agradável, você pode abrir mão da formalidade excessiva e adotar móveis superconfortáveis para esses espaços, como pufes coloridos ou poltronas.

Use as divisórias a seu favor

As divisórias são ótimos recursos para quem quer segmentar algumas áreas na empresa sem dar aquela sensação de espaços pequenos. Por isso, podem vir muito bem a calhar inclusive em um layout de escritório moderno.

Se você não quiser sobrecarregar o ambiente, uma boa ideia é apostar nas divisórias de vidro, que não atrapalham a luminosidade e nem dão aquela sensação de espaços apertados. Já se a ideia é dar um pouco mais de privacidade, pense em fazer algumas salas fechadas que possam ser usadas.

Outro modelo de divisória super útil para o seu projeto de layout são aquelas vazadas ou no modelo de meia parede. Isso vai ajudar quem está do lado de dentro a manter o foco no trabalho.

Inspire pela decoração

Quantas vezes você já se sentiu inspirado apenas por entrar em um ambiente com uma decoração incrível? E que tal se você pudesse pensar em diferentes espaços, com decorações únicas, para cada estado de humor que você quer provocar na sua equipe?

Por exemplo, você pode ter um espaço repleto de elementos que incentivem as interações sociais e a troca de ideias, com várias cores, elementos tecnológicos, espaços integrados e assim por diante. Além dele, pode-se criar uma sala com uma decoração minimalista, com pouquíssimos móveis, como uma mesa e algumas cadeiras, cores claras e sóbrias, visando inspirar o foco e a clareza mental.

Também é possível pensar em espaços em que os colaboradores possam buscar recuperar suas energias, como ambientes silenciosos e propícios para meditar, alongar ou ler algo em que precisam se concentrar muito.

Pense na organização

Também é fundamental pensar em um ambiente de escritório que se mantenha naturalmente organizado. O que isso significa? Que é preciso criar um espaço para cada coisa, sem que as folhas precisem ficar se amontoando sobre as mesas e que as cadeiras não fiquem espalhadas no final do expediente.

Quando falamos em um layout de escritório moderno, funcional e produtivo, falamos de uma disposição de itens que faça sentido, ou seja, que seja intuitivo para as pessoas que estão ali. Por isso, é preciso pensar em:

  • reunir os itens por categorias;
  • criar espaços para que cada um guarde seus pertences pessoais;
  • arrumar todos os documentos em um único espaço;
  • reunir os dispositivos tecnológicos em pontos padronizados em todos os andares;
  • facilitar o acesso aos materiais de escritório;
  • dispor lixeiras selecionadas em pontos estratégicos etc.

Quanto mais fácil você tornar a vida de quem vai usar o escritório no dia a dia, melhor.

Escute os colaboradores

Por mais incrível que você consiga deixar o seu projeto de layout para um escritório moderno, podem haver partes dele que não funcionem como o esperado na prática. Muitas vezes os projetistas pensam em funcionalidades que mais dificultam do que facilitam a vida dos colaboradores.

Por isso, uma boa ideia pode ser captar as ideias dos próprios trabalhadores antes de pensar em implementar um componente “indispensável” na sua lista de prioridades. Isto é, ouça quais são as principais queixas das pessoas e questione-as sobre o que poderia ser melhor, mais fácil ou mais bonito na empresa.

Essa é uma parte da projeção de escritórios que muitos profissionais de arquitetura empresarial e design ignoram. E, ironicamente, ela pode economizar muitos esforços e agilizar uma série de etapas. Então, não esqueça de considerar a opinião de quem vai usar, de fato, os espaços que estão sendo desenhados.

Por fim, para finalizar um layout de escritório, escolha móveis de qualidade para o projeto. Eles precisam estar em conformidade com as melhores práticas de ergonomia para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Além de tudo, é fundamental contar com um mobiliário durável, que é até mais sustentável.

Isso, em conjunto com um ambiente funcional e elementos que ajudem a repor as energias durante o expediente, otimiza a produtividade e a satisfação profissional que seu público procura em um projeto de design de interiores corporativo.

Conheça os móveis funcionais e ergonômicos para o trabalho da F.WAY e crie projetos diferenciados. Confira a nossa página!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?