Veja como planejar um layout de escritório que contribua com a produtividade

layout de escritório

Investir em iniciativas para tornar o ambiente de trabalho mais agradável e motivador já tem sido uma realidade dentro de muitas empresas. E o layout de escritório pode influenciar no bem estar do colaborador.

Um layout bem definido facilita a circulação das pessoas e a execução das tarefas, além de agilizar processos e as tomadas de decisão.

Além disso, também devem ser incluídos elementos que trazem aconchego, conforto e funcionalidade. Desse modo, é possível deixar o local de trabalho mais agradável e acolhedor para os colaboradores e ter consequentemente mais satisfação e produtividade.

Quer entender melhor? Acompanhe!

O que é layout e como ele se aplica à arquitetura corporativa?

Tecnicamente, o layout também é conhecido como planejamento espacial. Ele se refere àquela etapa do projeto na qual o profissional organiza os elementos dentro da área disponível. Com isso, é preciso considerar aspectos, como:

  • metragem quadrada de cada espaço;
  • altura do pé direito;
  • disposição da fiação elétrica;
  • disposição da instalação hidráulica;
  • posição das portas e janelas;
  • distribuição da iluminação natural ao longo do dia;
  • espaços inutilizados devido a algum elemento estrutural, como escadas, rodapés e rebaixamentos do teto, entre outros.

A partir daí ainda deverá pensar a respeito dos elementos que serão inseridos no ambiente. Para isso, será preciso avaliar critérios relacionados à usabilidade e à

funcionalidade, como:

  • ergonomia das estações de trabalho;
  • espaço de movimentação e trânsito de pessoas, tendo em vista as funções executadas no local;
  • valorização de ambientes coletivos e privativos;
  • otimização do espaço.

Afinal, se o layout criado for um obstáculo para a execução das tarefas, isso pode prejudicar a realização de um trabalho. Um exemplo são plataformas com muitos lugares, pois torna-se uma barreira para o colaborador por não ter entre elas áreas de circulação.

Como planejar um layout de escritório com eficiência?

O primeiro passo para o sucesso de um layout de escritório é a análise das tarefas que são executadas em cada espaço. O arquiteto ou o designer de interiores precisa compreender profundamente cada tarefa a fim de otimizar o ambiente e trazer funcionalidade. Para isso, tente visualizar:

  • os movimentos corporais de cada colaborador nas tarefas cotidianas;
  • o principal fluxo de pessoas;
  • os equipamentos e materiais necessários para a execução das tarefas;
  • a posição das cadeiras e das mesas de trabalho em relação à iluminação natural e artificial;
  • o conforto acústico;
  • ambientes com boa circulação de ar ou disposição dos aparelhos de ar condicionado, entre outros pontos.

Ou seja, antes de partir para um planejamento de cada elemento do layout, é preciso ter uma visão global. Agora, podemos falar de alguns pontos mais específicos.

Atente-se à disposição dos móveis

Esse é um dos aspectos que mais poderá influenciar a satisfação no trabalho. Ambientes desorganizados impactam negativamente no desempenho dos colaboradores e aumentam as chances de erros.

Por isso, o principal objetivo ao contratar um profissional é garantir a otimização do espaço, tendo em vista todos os elementos que compõem o espaço: mobiliário que consigam armazenar arquivos como estantes, gavetas, nichos, entre outros e que organizados sejam fáceis de encontrar quando necessário.

É importante lembrar que equipamentos que possuam uso comum como impressoras e scanners precisam estar posicionados ao alcance de todos.

Aproveite o espaço

Essa dica é valiosa nos escritórios, visto que a maioria deles conta com uma área reduzida. Assim, se você consegue aproveitar cada espaço em seu projeto para dar mais funcionalidade ao ambiente, a satisfação do seu cliente é garantida. Para isso, avalie primeiramente a possibilidade de utilizar as paredes para organizar os objetos (em nichos, prateleiras ou armários). No entanto, busque o equilíbrio para não deixar o espaço sobrecarregado visualmente e provoque um estímulo negativo para a ergonomia cognitiva dos colaboradores.

Utilize o design biofílico

Inserir elementos naturais nos ambientes é um fator que tem melhorado o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. Essa tendência é conhecida como design biofílico, ela pode ser conquistada por meio de:

  • ventilação natural;
  • iluminação solar;
  • utilização de peças de decoração com produtos naturais;
  • inserção de áreas verdes e plantas no ambiente.

Essa última dica é a mais simples de se fazer e pode ser aplicada em todos os projetos, para reconectar as pessoas com o ambiente natural, reduzir os níveis de estresse, pressão arterial e frequências cardíacas, ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar geral e auxilia no aumento da produtividade.

Considere o estilo da empresa

Nunca se esqueça de que toda empresa tem uma mensagem aos clientes finais, e que esse conceito pode estar presente em todos os pontos. Assim, busque entender quais são os valores que ela quer transmitir, como inovação, tradição, simplicidade, entre outros. Além disso, analise os elementos da identidade visual da marca, pois um ambiente harmonizado com eles trará um diferencial que agrada a clientes e colaboradores.

Escolha as melhores cores na composição

Através das cores é possível provocar sensação de acolhimento. Recomenda-se o uso de cores convencionais em grandes espaços e cores mais específicas para personalizar, como por exemplo, utilizar as cores presentes na comunicação visual da empresa em pontos estratégicos ou então no mobiliário.

Por fim, para finalizar um layout de escritório, escolha móveis de qualidade para o projeto. Eles precisam estar em conformidade com as melhores práticas de ergonomia para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Isso, em conjunto com um ambiente funcional e elementos que ajudem a repor as energias durante o expediente, otimiza a produtividade e a satisfação profissional que seu público procura em um projeto de design de interiores corporativo.

Conheça os móveis funcionais e ergonômicos para o trabalho da F.WAY e crie projetos diferenciados. Confira a nossa página!

Imagem em destaque: Projeto Complexo de Ensino Hospital Albert Einstein – Por Perkins & Will e It´S Informov – Foto de Marcelo Donatelli

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *