fbpx

Inovação na Arquitetura: fique de olho nas tendências e novidades

inovação na arquitetura

As novidades surgem em um ritmo acelerado e, com a mesma velocidade, precisam ser incorporadas às atividades profissionais.

Não é de hoje que os arquitetos passaram a ter consciência da relevância da inovação na arquitetura. Isso porque esse é um elemento determinante para atender ao propósito de projetar espaços que sirvam às necessidades das pessoas e que melhorem a qualidade de vida no dia a dia.

Na realidade, atualmente, a tecnologia avança a passos tão largos que os profissionais que não se adaptarem a ela, independentemente do ramo de atuação, ficarão para trás rapidamente.

Então, pensando na relevância dessa temática e na possibilidade de potencializar os seus resultados, este conteúdo irá tratar da inovação na arquitetura, falando sobre as melhores práticas para a sua implementação no cotidiano — como o uso de aplicativos e de realidade virtual, a impressão 3D, o sistema BIM, entre outros. Continue a leitura e fique por dentro das principais tendências do setor!

Faça uso de aplicativos

Atualmente, há muitos aplicativos disponíveis para os arquitetos. Desde os mais simples simuladores — que alteram as texturas e as cores das paredes ou fazem a inserção de objetos nos ambientes, por exemplo — até os mais modernos e sofisticados — que modelam todo o espaço escolhido em 3D.

Esses apps funcionam como grandes aliados, já que possibilitam que o cliente tenha uma ideia bastante próxima da realidade de um espaço já finalizado. De modo que, se houver algum conflito de expectativas, correções poderão ser feitas, deixando todo o trabalho melhor alinhado antes mesmo que ele seja iniciado.

Então, esse recurso é capaz de reduzir as chances de surpresas desagradáveis na entrega de um projeto e, principalmente, desperdícios de recursos. Já que, provavelmente, não haverá a necessidade posterior de remodelação ou adaptação do ambiente.

Invista na realidade virtual

Não há como falar em inovação na arquitetura sem mencionar a tecnologia e a realidade virtual. Você já pensou em apostar nesses recursos para a apresentação dos seus projetos aos clientes?

Ao investir em ferramentas que trabalham com essa interface, a experiência do cliente é exponencialmente expandida. De modo que é criada uma vivência imersiva, próxima da realidade o suficiente para que ele possa sanar qualquer dúvida ou solicitar alguma alteração de forma antecipada ao início da execução do projeto. Afinal, por meio da realidade virtual, é possível que ele ande pelo local e até interaja com o ambiente dentro de um espaço que ainda não existe fisicamente.

Aposte no uso da impressão 3D

O benefício mais marcante da impressão 3D é a possibilidade de criar, de forma tangível, praticamente qualquer coisa que vier à mente do arquiteto. Assim, ela acaba com a dependência das opções que são disponibilizadas pelo mercado para o setor e que, como sabemos, nem sempre suprem as necessidades de personalização que o cliente apresenta.

A tecnologia permite a criação desde maquetes, passando por objetos decorativos — como esculturas, vasos e porta-retratos — até recursos de iluminação, como lustres. Inclusive, em razão dos progressivos avanços, há impressoras, como as industriais, que possibilitam até mesmo a impressão de pequenas residências ou edificações similares.

Considere alternativas sustentáveis

Embora o foco deste material seja inovação na arquitetura, algo que não é exatamente uma novidade é o fato de que os recursos naturais estarem cada vez mais escassos.

Exatamente por essa razão, setores como a arquitetura design de interiores entre outros, têm buscando alternativas acessíveis que evitem o desperdício e reduzam o consumo.

Atualmente, por exemplo, já é possível encontrar dispositivos projetados para a reutilização de água que podem ser inseridos nos mais variados tipos de projetos, indo além das construções residenciais. Por isso, é fundamental que o profissional tenha conhecimento de possibilidades como essas para inseri-las em suas propostas, a fim de diminuir significativamente o consumo de energia elétrica e de recursos hídricos, respeitando e preservando o ecossistema.

Estabeleça parcerias

Estar atento ao universo do home design e apostar em inovação também diz respeito ao estabelecimento de parcerias com marcas que tenham uma imagem autêntica e criativa no segmento. Isso porque, por meio dessa prática, você terá a chance de acompanhar o desenvolvimento de cada uma delas, mantendo-se atualizado quanto às novidades e sendo capaz de oferecer a melhor qualidade em materiais para utilização nos projetos dos seus clientes.

Além disso, um diferencial também pode ser trabalhar de forma conjunta com profissionais que sigam uma linha complementar a sua. Você pode, por exemplo, ser o responsável pelo desenvolvimento do projeto da área interna de uma residência e convidar um arquiteto amigo para projetar o ambiente externo.

Certamente, os laços de uma parceria ajudam a abrir portas, ganhar visibilidade no mercado e ampliar as possibilidades de novos projetos.

Utilize o BIM (Building Information Modeling)

Com a promessa de diminuir os custos relativos aos projetos e elevar a satisfação dos clientes, o BIM pode ser visto como uma tendência em termos de inovação na arquitetura. Em português, com o nome de Modelação/Modelagem da Informação da Construção, ele é uma espécie de “ferramenta” que trouxe para o setor um novo formato de criação de modelos digitais, com o intuito de simplificar e tornar mais completo o desenvolvimento dos projetos.

Ao buscar um especialista em BIM, você poderá realizar todos os cálculos relativos ao seu projeto de forma mais acertada, podendo fazer escolhas mais seguras quanto à estrutura, estimar o uso de insumos com maior precisão e reduzir os desperdícios, até mesmo financeiros.

Como você viu, cada vez mais, torna-se fundamental investir em inovação na arquitetura, buscando soluções e novidades que tragam mais destaque ao seu trabalho, além de mais diferenciais e modernidade aos seus projetos. Mais do que nunca, vivemos em um meio no qual a transformação é constante, logo, a sociedade desenvolve diariamente novas necessidades, exigindo que os profissionais procurem alternativas que estejam alinhadas ao novo contexto. 

Então, para não perder espaço, é hora de usar os meios de acesso à informação — hoje, muito mais ampliados que em tempos passados — para estar em dia com o que há de mais novo no segmento. Pesquisando sobre inovação na arquitetura a todo momento e usando o seu poder de criatividade para aplicá-la aos seus projetos.

Este conteúdo foi útil? Então, que tal continuar a visita ao blog e ter acesso a mais informações sobre a montagem de um portfólio? Confira!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?