Home office em tempo de Coronavírus: 5 dicas para ser produtivo

O conceito de home office vem ganhando força já há algum tempo, como alternativa para melhorar a qualidade de vida, a produtividade ou flexibilizar horários ou mesmo evitar o deslocamento nas grandes cidades.

Porém, essa foi uma forma eficiente, diante da pandemia que estamos vivendo, das pessoas seguirem trabalhando e manterem o isolamento, tão importante para evitar que esse vírus se alastre.

Quer saber mais sobre como você pode contribuir com a sociedade e ainda se manter produtivo? Então, acompanhe nosso post!

A importância do home office em tempos de Coronavírus

Como inúmeros meios de comunicação já divulgaram, o contágio da Covid-19 ocorre através contato com a pessoa contaminada, e que muitas vezes pode ser assintomático para alguns e muito grave para outros. Por isso, a opção de trabalhar home office e seguir as determinações de isolamento se fazem tão importantes. Através desse afastamento é possível reduzir as possibilidades de transmissão.

5 dicas para um home office produtivo

Diante disso, o home office é uma forma eficiente de permanecermos ativos, trabalhando, e contribuir para a economia seguir girando. Pode ser que você nunca tenha trabalhado dessa forma, por isso poderá fazer algumas adaptações. Nós preparamos aqui algumas dicas para manter a produtividade.

Cadeira Parker em ambiente home office

 

1. Organizar o espaço de trabalho

Um dos principais fatores que ajudam você a se concentrar no ambiente de trabalho é que ter um local exclusivo para executar suas funções. No ambiente de trabalho, as estações são montadas com tudo que você precisa para se manter confortável: cadeiras ergonômicas,  mesas do tamanho adequado, todos os acessórios que você precisa, entre outros.

Isso tem vários efeitos sobre a nossa mente:

  •  ter um espaço exclusivo para o trabalho prepara nosso cérebro a ficar mais ativo ao visualizá-lo. É o que chamamos de condicionamento: todas as nossas funções cognitivas executivas são preparadas para as tarefas que fazemos diariamente da mesma forma;
  • toda a ergonomia dos móveis corporativos foi pensada para evitar desconforto. Desse modo, você se sente confortável e não se distrai com situações incômodas;
  • ficar com tudo à mão quando precisa, reduz a quantidade de distrações;
  • a colaboração ajuda na execução das tarefas e torna as decisões mais rápidas.

A menos que você tenha um escritório montado, você pode não contar com esses auxílios. Então, é preciso deixar tudo organizado:

  • É importante ter um espaço especial – uma sala mais afastada, o quarto de hóspedes, um cantinho na varanda ou mesmo um espaço sob a escada que quase nunca é utilizado – escolha um local que fique fora do fluxo de pessoas da casa, para afastar as distrações;
  • Se você tiver cadeiras ergonômicas, ótimo! Não deixe de utilizá-las. Ajuste-a de forma que fique confortável, para não sobrecarregar os ombros, o punho e o pescoço;
  •  A mesa deve ser só para trabalho. Tente equipá-la com tudo que sua estação tinha na empresa e elimine as distrações. Ah, e nada de bagunça!

2. Busque manter seu horário de trabalho

Outro ponto importante é manter a sua rotina a mais parecida possível com seus horários originais. Afinal, isso já vai ajudá-lo a manter aquele condicionamento que explicamos acima. O nosso corpo possui vários hormônios, como o cortisol e a melatonina, que se adaptam a uma rotina. Isso contribui para sua produtividade. Se você sair muito dos seus horários habituais, seu corpo irá precisar se adaptar.

Além disso, em algum momento, você vai precisar voltar ao trabalho. Se estiver acostumado com horários diferentes no home office, esse retorno será muito mais difícil. No entanto, caso você tenha a liberdade de gerenciar seus horários, a dica é outra: observe-se. Veja os horários do dia que você está mais produtivo e inicie sua rotina neles. De forma geral, a maioria da população funciona melhor acordando cedo, mas também há quem tenha um ritmo mais noturno.

3. Aproveite a luz natural

O ambiente fica mais confortável com a influência da luz natural. Ela te ajudará a manter desperto e estimulado para realizar o trabalho. Por isso, se possível, posicione sua mesa próxima a janela, mas cuide para seus objetos não ficarem expostos ao sol.

Cadeira Nox em ambiente home office

4. Faça uma lista de tarefas

Essa dica é essencial para todo tipo de trabalho executado a distância, por vários motivos:

  • a lista de tarefa ajuda nosso cérebro a preparar, pois, à medida que você anota, reflete sobre o que precisa ser feito em cada tarefa;
  • a organização temporal reduz a ansiedade, pois você sabe que haverá um início, um meio e um fim;
  • a lista também ajuda o nosso cérebro a economizar energia. Se, a cada atividade concluída, tiver de tomar uma decisão, vai se sentir esgotado mais rapidamente;
  • a cada tarefa concluída, você vai riscar um item da sua lista e isso vai mostrar seu progresso. Sua mente vai encarar aquilo como evolução do trabalho, e te dar mais motivação para você chegar até o fim.

5. Decore o ambiente com itens que te inspirem

Para dar um toque decorativo, você pode optar por quadros, placas decorativas ou mesmo livros. Vale também incluir um vaso com flor, para deixar o local personalizado e inspirador.

Seguindo essas dicas, você poderá ser muito mais produtivo durante as atividades de home office em tempos de isolamento devido ao coronavírus. Essa medida tem sido adotada em todo o mundo e tem se mostrado eficaz em conter o alastramento ainda maior desse vírus.

Essas dicas são realmente importantes para continuar produtivo no isolamento devido à pandemia pelo coronavírus, não é mesmo? Então, não deixe de compartilhar nosso post nas redes sociais!

Se você gostou dessas dicas, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham atenção a esses cuidados.

O que considerar para montar Home Office?

O conceito de home office vem ganhando força já há algum tempo, como alternativa para melhorar a qualidade de vida, a produtividade ou flexibilizar horários ou mesmo evitar o deslocamento nas grandes cidades. Para montar o seu você deve considerar: 1. Organizar o espaço de trabalho; 2. Busque manter seu horário de trabalho; 3. Aproveite a luz natural; 4. Faça uma lista de tarefas; 5. Decore o ambiente com itens que te inspirem .

Qual melhor local para home office?

É importante ter um espaço especial – uma sala mais afastada, o quarto de hóspedes, um cantinho na varanda ou mesmo um espaço sob a escada que quase nunca é utilizado – escolha um local que fique fora do fluxo de pessoas da casa, para afastar as distrações; Se você tiver cadeiras ergonômicas, ótimo! Não deixe de utilizá-las. Ajuste-a de forma que fique confortável, para não sobrecarregar os ombros, o punho e o pescoço; a mesa deve ser só para trabalho. Tente equipá-la com tudo que sua estação tinha na empresa e elimine as distrações.

guia para projetistasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *