fbpx

Google Arts & Culture: o que é, como funciona e quais suas vantagens?

google arts and culture

Em tempo de distanciamento social, manter a mente saudável é um dos grandes desafios desse período.

Você sabia que é possível viajar por diversos museus e instalações culturais em todo o mundo, sem sair de casa? Através do Google Arts & Culture você pode viajar também por parte da história natural desde as épocas dos dinossauros. É tudo o que um arquiteto ou decorador precisa para se inspirar para seus projetos e aproveitar o tempo livre. Esses passeio virtuais podem atingir várias idades e divertir todo mundo. Quer saber mais? Acompanhe!

Como Google Arts & Culture funciona?

O Google Arts & Cultura não é apenas uma ferramenta, mas um conjunto delas. Vamos explicar as principais e seus diferenciais a seguir.

Visita virtual à galeria

Essa é a ferramenta mais básica — conhecida também como Gallery View ou Virtual Gallery Tour. A partir delas, os usuários podem simular passeios por galerias de cada uma das instituições culturais parceiras. É como se você estivesse usando Google Street View ou viajando pelos corredores da galeria.

Visualização de obras de arte

Além de visitar virtualmente os museus, o usuário também pode dar um zoom nas imagens, como não poderia fazer na vida real. O Artwork View permite a ampliação em mais de 10 vezes no trabalho de dezenas de milhares de artistas de todo o mundo. Funcionando dentro do Gallery View, ele é ativado quando um trabalho artístico específico é ampliado para ser visualizado mais de perto.

Além disso, ele fornece aos usuários imagens interativas de uma obra de arte, além de dados acadêmicos e contextuais. Assim, você saberá tudo daquela obra e aprimorará sua compreensão sobre o trabalho. Por exemplo, é possível ver dados sobre as caraterísticas físicas da obra, conferir a avaliação de outros usuários e fazer a sua própria, conhecer o histórico da arte e obter mais informações sobre o artista – coisas que podem ser acessadas facilmente a partir da interface de visualização do microscópio.

Criar uma coleção de obras de arte

Outra funcionalidade bem interessante é o Artwork Collection, que faz com que você se sinta um curador artístico. É possível criar inúmeras coleções com as imagens dos museus parceiros e fazer uma exposição virtual personalizada. Assim, as pessoas podem compartilhar seus gostos em uma seleção pelas mídias sociais e mensageiros virtuais. Por esse motivo, essa se tornou uma das ferramentas mais utilizadas dentro do Arts & Culture.

Exploração virtual

Através dela, fica mais fácil para os usuários encontrarem obras de arte a partir de outras que gosta. Por exemplo, é possível filtrar a pesquisa de acordo com várias categorias, como artista, museu, tipo, data ou país. A partir disso, os resultados da pesquisa podem ser exibidos em um formato de slides com o tempo de transição controlado por você.

Áudio e vídeo

Não são apenas as visualizações de museus que ficam disponíveis na plataforma. Também é possível agregar outras mídias. Por exemplo, as instituições poderão incluir visitas guiadas e vídeos de boas-vindas. Então, ao mesmo tempo que percorre o museu, recebe informações facilmente e aprimora a experiência virtual.

Nessa funcionalidade, há várias curiosidades que merecem destaque, como:

  • na página da Casa Branca, foi a própria Michelle Obama que filmou um vídeo de boas-vindas;
  • na página do Museu do Holocausto de Israel, chamado de Yad Vashem, há um canal com 400 horas de vídeo original, que inclui até o julgamento de Adolf Eichmann.

Art self

Essa ferramenta não funciona somente com exposições. Há também algumas aplicações interativas para que você se divirta.

Por exemplo, no Art Selfie, a pessoa envia uma foto pessoal e o robô do Google encontra a obra de arte que mais se parece com ela. Em poucos segundos seu rosto é comparado com milhares de obras e o resultado é impressionante. Vale a pena testar!

Qual a importância desse tipo de ferramenta durante o distanciamento social?

O distanciamento social provocado pela pandemia do COVID-19 limitou o contato físico e aglomerações, o que impede o acesso a exposições, por exemplo. Por isso, essas ferramentas podem te manter informados e oferecer distração e inspiração.

Diversão para toda a família

Para os amantes das artes visuais, o Google Arts & Culture traz, além de pinturas e esculturas, muito do que mais você gosta — as obras arquitetônicas. Eles disponibilizam informações completas sobre os principais edifícios do mundo, assinadas por arquitetos renomados como Oscar Niemeyer, Zaha Hadid, Philip Johnson, entre outros.

Para os idosos e crianças, a ferramenta também é muito interessante, visto que as interfaces das ferramentas são bem fáceis de usar. Eles poderão fazer longas viagens através em casa. O Google Arts & Culture é uma ferramenta que possibilita o aprendizado sem precisar gastar muito.

Nessas últimas semanas, precisamos ser criativos e encontrar novas formas de entretenimento, sem sair de casa. É importante seguir todas as recomendações das autoridades sanitárias para que possamos sair desse momento difícil o quanto antes. Com o Google Arts & Culture essa tarefa ficou mais fácil. Afinal, não perderemos contato com a cultura em um momento tão difícil para a nossa saúde mental. Assim, os arquitetos, poderão também pesquisar materiais para novos projetos e explorar ideias inovadoras.

Quer continuar recebendo as melhores dicas de bem-estar e produtividade no home office? Então, assine nossa newsletter!

O que é Google Arts & Culture?

Google Arts & Culture é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Google para Android e iPhone (iOS). Google Arts & Culture permite visitar museus de todo o mundo pelo celular. O serviço mostra endereços de exposições em museus, permite visitas virtuais em espaços de arte pelo mundo, ver obras renomadas e seus criadores.

O app Google Arts & Culture é gratuito?

Google Arts & Culture é um aplicativo gratuito desenvolvido pelo Google para Android e iPhone (IOS)

Como usar o Google Arts & Culture?

Ao baixar e acessar o app, não é necessário login e senha, basta abrir a aplicação para começar a navegar pelas obras. O primeiro acesso será em inglês mas é possível ajustar a linguagem para o português. Porém muitas partes ainda estão disponíveis somente em inglês.

Como descobrir a obra de arte que mais se parece com você?

Essa ferramenta não funciona somente com exposições. Há também algumas aplicações interativas para que você se divirta. Por exemplo, no Art Selfie, a pessoa envia uma foto pessoal e o robô do Google encontra a obra de arte que mais se parece com ela. Em poucos segundos seu rosto é comparado com milhares de obras e o resultado é impressionante. Vale a pena testar!

Como descobrir a obra de arte que mais se parece com você?

Essa ferramenta não funciona somente com exposições. Há também algumas aplicações interativas para que você se divirta. Por exemplo, no Art Selfie, a pessoa envia uma foto pessoal e o robô do Google encontra a obra de arte que mais se parece com ela. Se você não sabe como funciona, o processo é simples: baixe o app, selecione a opção “Is your portrait in a museum?” (em português: Seu retrato está em um museu?), faça uma selfie, e o Google vai achar qual obra de arte mais se parece com você. Em poucos segundos seu rosto é comparado com milhares de obras e o resultado é impressionante. Vale a pena testar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?