fbpx

Como os arquitetos podem trabalhar a fidelização de clientes?

fidelização de clientes

A fidelização de clientes é essencial para o sucesso de qualquer empresa ou escritório, principalmente em setores tão concorridos, como o da arquitetura. Afinal, a fidelidade dos clientes está ligada a fatores como a qualidade do serviço e o atendimento.

Além disso, fidelizar um cliente é essencial e mais econômico do que captar novos a todo momento. Para saber como alcançar essa satisfação, continue a leitura deste texto e confira as dicas que separamos para você!

Qual a importância de prestar um bom atendimento ao cliente e fidelizá-lo?

Adotar medidas eficazes para um bom atendimento, como treinamentos periódicos, é essencial para conquistar seu público-alvo. Isso ajudará evidenciar um diferencial que pode ajudar a divulgar seu trabalho e a conquistar mais clientes.

As pessoas gostam de se sentir valorizadas e respeitadas, e ter a sensibilidade de transformar seu desejo em projeto é essencial nesse mercado, já que a arquitetura está relacionada a realização de sonhos e a busca por experiências agradáveis.

Ter um bom atendimento, além de um serviço de qualidade e confiança, é ainda mais importante que oferecer soluções arrojadas e criativas , porém um não inviabiliza o outro. Ambos são importantes e devem ser valorizados. Sendo assim, essa atitude deve iniciar desde o primeiro atendimento.

Quais são as melhores práticas para a fidelização de clientes na arquitetura?

Fidelizar clientes não é algo caro ou difícil de realizar, nem demanda grande estrutura, basta colocar em prática as dicas abaixo:

Definir seu público-alvo

Existem diversos tipos de projetos — residenciais, comerciais, industriais, hospitalares, de alto luxo, de médio padrão, de interiores, entre outros. Definir seu público-alvo está relacionado a qual tipo de projeto você deseja realizar.

Sendo assim, por meio dessa escolha, é possível verificar quais estratégias serão utilizadas para alcançar o público-alvo em questão, quais tipos de campanhas, como será realizada a divulgação, quais redes sociais utilizar, como fazer o contato com os clientes, entre outros aspectos.

Entender as necessidades do cliente

Entender as necessidades do cliente é essencial para que o resultado seja positivo, assim como todo o processo de projeto ou obra. Isso é importante porque muitos clientes não conhecem ou compreendem o ramo de arquitetura e construção e, por isso, não sabem realmente expor quais suas necessidades e interesses.

Sendo assim, conhecer o perfil do seu cliente é de extrema importância. Para isso, o ideal é compreender a rotina, o que ele deseja, quais são seus valores, objetivos, o que espera, seus gostos, estilo, visão, quantas pessoas utilizarão o ambiente, entre outros aspectos. Essa pesquisa é essencial para elaborar um projeto que atenda seu cliente em todos os sentidos.

Ter uma boa comunicação

A comunicação com o cliente precisa ser eficaz e assertiva, porém, também necessita ser agradável e amigável. Assim você realmente compreenderá o que ele espera e precisa, e deixará claro o que será entregue, quando e como.

Uma forma de ter uma comunicação eficiente é oferecer meios de contato como WhatsApp, e-mail e telefone. Para que esses meios sejam usados eficientemente, é importante estabelecer critérios internos de atendimento e informá-los ao cliente. Sempre que possível, verifique qual a preferência ou limitação de seu cliente e utilize a melhor ferramenta.

Cumprir prazos

Cumprir prazos é essencial para ter um bom relacionamento com o cliente, mantendo-o satisfeito. Afinal, por meio de seu comprometimento, o cliente se sentirá mais seguro, além de ter uma boa visão quanto ao serviço e profissionalismo da empresa.

Para que isso seja alcançado, é essencial manter a organização e contar com processos bem determinados e desenvolvidos. Portanto, é primordial criar um cronograma com as atividades e prazos referentes a cada uma delas. Caso você ainda não tenha esses dados, realize pesquisas na internet ou com colegas arquitetos e construtores. Outra opção é documentar o tempo de cada etapa nos próximos projetos, a fim de poder estruturar uma agenda acertada e realista.

Mesmo sabendo todos os prazos, não agende entregas sem considerar períodos extras para potenciais imprevistos. Outro aspecto essencial para cumprir o tempo acordado é otimizar o dia, com atendimentos, ligações e visitas a obra. Elabore um bom planejamento para todas as atividades a serem desempenhadas.

Ter preço justo

O seu trabalho e expertise tem valor, e seu cliente deve pagar um preço justo. Para isso, você deve considerar todos os seus gastos e investimentos — isso inclui sua formação, os custos com escritório, colaboradores, softwares, sistemas, mão de obra, equipamentos, entre outros.

Também, é importante definir o lucro que deseja ter nos projetos, considerando o risco envolvido, prazo e demais aspectos impactantes. A definição de um preço justo é definida com base nesses aspectos e não no valor que um cliente pode pagar. Portanto, seja coerente, pois isso passa confiança, integridade e proporciona maior fidelização de seus clientes.

Ter um suporte de pós-vendas

Um dos aspectos que mais impacta a satisfação e fidelização do cliente é o pós venda. Não adianta entregar um projeto no prazo e ele não ser eficaz ou não atender o que o cliente desejava. Também, não adianta entregar uma obra no prazo se essa não for executada conforme o projeto ou apresentar diversos problemas no futuro.

A qualidade é essencial, porém, dar a devida assistência ao seu cliente, informando-o quanto a datas de manutenção no caso de obras ou até mesmo auxiliando-o com indicações, no caso de projetos, fará toda a diferença.

Essa etapa dá continuidade as ações de venda, aumentam seu engajamento e possibilitam a recompra ou a inclusão de itens complementares e costumam representar até 65% do volume de vendas.

Superar expectativas

Esse é um ponto muito importante e que fará com que a experiência de seu cliente seja completa. Existem atitudes simples que podem fazê-lo se impressionar com seu serviço e produto. Por exemplo, se você foi contratado para fazer um projeto, uma atitude simples é enviar uma lista com profissionais de qualidade com que seu cliente poderá orçar. Basta elaborar um material com dicas da ordem de contratação dos serviços, opções de empresas e contatos.

Na execução você também pode superar as expectativas utilizando a mesma ideia exposta acima, como também pode elaborar um material com dicas de manutenção adequada, por exemplo: a pintura deve ser refeita a cada 5 anos, a caixa d’água precisa ser limpa semestralmente etc.

Pode até ser trabalhoso elaborar um material assim, porém, isso impactará positivamente a experiência de seu cliente e poderá ser utilizado para os demais. Você também pode pensar em brindes que serão entregues ao fim do projeto ou obra e, com isso, demonstrar que o cliente é especial para a empresa.

Lembre-se de que para conseguir melhorar seu atendimento e serviço constantemente é essencial pedir feedbacks de seus clientes, quando o destaque é positivo ou mesmo quando algo precisa ser melhorado.

Como você viu, são inúmeras as ações possíveis quando o assunto é fidelização de clientes. Preocupar-se com essas ações é essencial para os resultados da sua empresa ou escritório, assim como para o seu sucesso enquanto arquiteto. Além disso, manter um cliente satisfeito é muito mais econômico — e até mesmo mais efetivo — que frequentemente investir em captar novos clientes.

Aproveite a visita ao blog e se torne um expert nesse assunto! Leia o nosso conteúdo com dicas para a divulgação de projetos do escritório de arquitetura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?