fbpx

Por que ter estações de trabalho em escritório? Confira 3 motivos

Por que ter estações de trabalho em escritório? Confira 3 motivos

As estações de trabalho são muito utilizadas em várias empresas. No entanto, a maioria delas o faz de forma intuitiva, sem ter ideia do quanto esse tipo de design e disposição da equipe facilita o dia a dia e o desempenho dos profissionais.

Então, para que você possa tirar o máximo de proveito possível desse recurso, elencamos algumas informações e dicas que apontam por que as estações de trabalho são tão importantes nos empreendimentos. Fique de olho para não perder nenhum detalhe!

O que são e como funcionam as estações de trabalho?

As estações de trabalho são aqueles espaços individuais que os colaboradores ocupam para exercer suas funções. Normalmente, elas ficam organizadas por área de atuação, dispostas em ilhas ou fileiras, justamente para facilitar o fluxo operacional no dia a dia.

Em um setor financeiro, por exemplo, podem ficar reunidas em uma estação somente as pessoas que trabalham com contas a pagar e, em outra, quem trabalha com as contas a receber. Assim, cada colaborador saberá exatamente a qual estação se direcionar se houver algum impasse nessas áreas.

Por que ter estações de trabalho no escritório?

As estações de trabalho podem ser extremamente benéficas, em especial quando as empresas contam com muitos departamentos e subdepartamentos. Elas tornam o dia a dia das equipes mais fácil, aproximam áreas afins e contribuem para a produtividade. Quer saber mais? Olha só!

1. Ajudam na organização do ambiente

Quando você distribui o ambiente de uma empresa em estações de trabalho de acordo com as áreas correlacionadas, o espaço fica muito mais organizado. Os trabalhadores se habituam com os locais onde podem encontrar cada pessoa e, assim, podem resolver as pendências do dia mais facilmente.

2. Deixam o trabalho mais prazeroso

Além disso, pode ser muito mais prazeroso trabalhar perto de pessoas que atuam na mesma área que você. Assim, as trocas de informações se tornam mais simples, os desafios são compartilhados e o trabalho é executado de maneira bem mais leve do que individualmente.

3. Melhoram o rendimento dos colaboradores

Por fim, as estações de trabalho contribuem significativamente para o ganho de produtividade e rendimento dos colaboradores. Elas permitem que cada um foque e se concentre nas suas tarefas, mas tendo por perto os pares de função para tirar dúvidas e solicitar apoio quando necessário.

Como projetar as estações de trabalho?

Quer saber como acertar a mão na hora de planejar esses espaços? Algumas dicas que vão facilitar essa missão incluem:

  • escolha um design de estação que permita maior ou menor integração entre os membros, conforme o objetivo;
  • priorize móveis com boa ergonomia, de alta qualidade e com muito conforto, para evitar o cansaço físico durante o expediente;
  • proporcione uma boa ventilação e iluminação nas áreas em torno das estações de trabalho, gerando mais conforto e espaço;
  • aposte em móveis bonitos e que tornem o ambiente visualmente agradável, sem exceder nas formalidades;
  • invista em uma boa decoração, quebrando o gelo nas estações de trabalho e atribuindo mais personalidade aos ambientes.

Agora você está preparado para aproveitar as principais funcionalidades e benefícios das estações de trabalho. Então, é melhor colocar as dicas em prática e analisar como os clientes e suas equipes se sentem com a proposta.

Se você quer ter acesso ao melhor mobiliário para as suas estações de trabalho, converse com a gente!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?