fbpx

Escritório inteligente: saiba como alcançar esse resultado

Escritório inteligente: saiba como alcançar esse resultado

Muitas pessoas cresceram assistindo a filmes nos quais era possível ver ambientes automatizados. Na época, isso parecia estar muito distante da realidade. No entanto, com o passar dos anos, a tecnologia foi avançando e algumas invenções começaram a fazer parte da nossa rotina diária. Por essa razão, muitas empresas estão implantando o conceito de escritório inteligente.

Você ficou curioso para saber como o futuro já chegou aos escritórios e por que uma estrutura mais moderna pode alavancar a produtividade? A grande dica é ficar de olho neste post para tirar as suas dúvidas. Confira!

O que é e como se caracteriza um escritório inteligente?

Um escritório inteligente nada mais é que um novo conceito de configuração do espaço de trabalho. A ideia é colocar à disposição dos colaboradores todas as funcionalidades que a tecnologia proporciona. Tal atitude visa garantir um aumento de produtividade e realização das tarefas.

A escolha dos detalhes vai depender muito da ideia que os empresários e gestores querem passar aos funcionários. Há locais, por exemplo, em que o ambiente criado auxilia na dinâmica criativa e no relacionamento entre os colaboradores.

Em outras empresas, pode significar mais comodidade e conforto, permitindo que algumas atividades sejam feitas de maneira remota. Pode-se dizer que existem algumas particularidades nos escritórios inteligentes, e entre elas estão os aparatos tecnológicos e a virtualização dos serviços secundários.

Quais são as melhores dicas para ter um escritório inteligente?

Nos últimos anos, a evolução é constante, e estar aberto às mudanças é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Isso, é claro, vale para a elaboração do escritório inteligente. Veja abaixo todas as dicas que separamos para você!

Automação

Acompanhe as tendências tecnológicas de diversas empresas. Assim, você saberá em quais ferramentas o seu cliente precisa investir para que a eficiência do escritório seja aumentada.

Use as ferramentas de arquitetura e explore soluções como a inteligência artificial, o aprendizado de máquina e a análise de dados. Indique essas ferramentas também ao seu cliente.

Conectividade e integração de soluções

A conectividade é um fator primordial nos escritórios inteligentes. Portanto, desenvolva um projeto no qual exista a capacidade de serem conectadas várias máquinas ao mesmo tempo.

Não se esqueça de colocar tomadas em pontos específicos para que sejam carregados os celulares, os tablets e até mesmo os notebooks.

Iluminação inteligente

Em seu projeto, coloque lâmpadas inteligentes. Elas podem oferecer diversas funções de iluminação, tais como:

  • opções de cores;
  • intensidade;
  • programação de acionamento.

Além disso, essas luzes podem ser controladas por um smartphone ou assistente virtual; tudo da maneira mais simples possível.

Gestão eficiente de energia

Quando falamos em gestão de energia eficiente, o foco principal está em utilizar esse recurso com sabedoria para manter as organizações em pleno funcionamento, mas gastando o mínimo de eletricidade e dinheiro.

Agora que você já sabe o que é um escritório inteligente, não deixe de indicar uma mobília de qualidade, o que é ideal para esse tipo de ambiente. Opte por móveis inteligentes que sejam adaptáveis, ou seja, que se ajustam ou que se transformam para atender a mais de um propósito empresarial.

Acho interessante este post sobre escritório inteligente? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e permita que seus amigos tenham acesso a este rico conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?