fbpx

4 edifícios verdes ao redor do mundo para inspirar seus projetos

Os edifícios verdes, também chamados de sustentáveis, minimizam o consumo energético, de água. Eles se tornaram uma peça fundamental nos centros urbanos, em que os projetos são voltados para a sustentabilidade. Eles vão desde grandes arranha-céus até museus originais, sendo obras magníficas.

Todos eles visam cuidar melhor do nosso meio ambiente, que está tão defasado por sofrer com o mau uso dos recursos naturais ao longo dos anos. Além disso, tais obras ainda visam combater as mudanças climáticas. Se você está curioso com relação ao tema, saiba que falaremos neste post sobre o assunto.

Quer saber mais sobre os edifícios verdes? Continue a leitura!

O que são edifícios verdes?

Edifícios verdes nada mais são que prédios totalmente sustentáveis. Eles são feitos voltados para a preservação do meio ambiente e preparados para a economia de recursos naturais. São construídos com o intuito de minimizar o impacto possível na natureza.

Como os edifícios verdes se caracterizam?

Suas principais características estão ligadas às técnicas e tecnologias adotadas na sua construção. Veja abaixo quais são as peculiaridades de cada situação!

Água

Uma das principais funções dessas construções é evitar gastos desnecessários de água. Para isso, em alguns projetos são instalados telhados verdes ou sistemas de captação da água da chuva. Quando existe a possibilidade de coletar a água não potável, ela pode ser usada em banheiros ou para a limpeza.

Além disso, existem torneiras e descargas inteligentes, que podem ser instaladas no banheiro, para que não seja usadas de maneira excessiva, já que é um recurso tão importante.

Eficiência energética

Outra preocupação dos prédios verdes é com a questão de energia. Nesses prédios, são acrescentadas maneiras de reaproveitamento de luz e a ventilação é a mais natural possível. Geralmente o sistema de iluminação utiliza lâmpadas frias, como as de LED.

Outro fator muito importante está na utilização de energias que são renováveis e entre elas podemos citar:

  • a luz solar ou fotovoltaica;
  • eólica.

Alguns projetos aproveitam para produzir energia elétrica a partir do lixo e de pequenas hidrelétricas.

Qualidade do ar

Outra preocupação desses edifícios é com o ar. Para o ar circulante ser de qualidade, são feitas manutenções periódicas nos dutos de ventilação e aparelhos de ar-condicionado.

Quais são os edifícios verdes ou ecológicos existentes ao redor do mundo?

Para serem considerados prédios sustentáveis, os green buildings, como são chamados, precisam concordar com uma série de parâmetros. Além disso, eles devem receber certificações que comprovem a sua eficiência na gestão de impacto ambiental. Veja abaixo alguns exemplos de construções consideradas ecologicamente corretas!

1. The Edge — Holanda

O famoso e belo The Edge é considerado o edifício de escritórios mais sustentável do mundo inteiro. Ele conta com uma classificação BREEAM-NL de 98,36%. Se destaca por ser um edifício com compra de energia zero, ou seja, ele produz 102% de sua própria energia.

2. One Angel Square — Inglaterra

O One Angel Square é um arranha-céu que fica em Manchester, na Inglaterra. Suas obras foram iniciadas em 2010, sendo concluídas em fevereiro de 2013. Possui uma classificação superior a 95% no índice ambiental BREEAM.

3. Torre Iberdrola — Espanha

A Torre Iberdrola é um arranha-céu de escritórios localizado em Bilbao, na Espanha. Uma curiosidade é que a torre tem 165 metros de altura e 40 andares. Conta com um anel de recuperação de energia que ajuda a reduzir a pegada de carbono.

4. Edifício Pixel — Austrália

Esse edifício é sustentável e energeticamente eficiente, fica localizado na área urbana de Melbourne, na Austrália. E é o primeiro edifício do país que tem zero emissão de dióxido de carbono. Tem capacidade de gerar energia própria e possui reaproveitamento da água da chuva.

Então, agora que você já teve acesso ao nome de alguns edifícios verdes construídos em vários lugares do mundo, que tal se inspirar e fazer os seus projetos de arquitetura voltados para essa área? Faça uma análise minuciosa e use algumas das técnicas para inspirar as pessoas a serem mais sustentáveis.

Gostou do nosso post? Siga-nos no Facebook ou LinkedIn e tenha acesso a todas as nossas postagens!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?