fbpx

Design biofílico: como impacta o ambiente de trabalho?

Design biofílico: como impacta o ambiente de trabalho?

Você já ouviu falar em design biofílico? A tendência tem se popularizado entre os ambientes corporativos. E não é para menos, já que ela pode proporcionar benefícios que são percebidos no desempenho das equipes e na percepção sobre a imagem da marca.

Então, que tal entender um pouco melhor esse assunto, descobrir o que é e quais são as características do design biofílico? Ao longo do post, você também poderá conferir como isso beneficia o ambiente de trabalho e como você pode usar essa tendência na prática. Continue de olho!

O que é o design biofílico?

O design biofílico é aquele baseado em elementos naturais, que servem principalmente para proporcionar mais conforto ao ser humano. De forma simples, é o uso de iluminação e da ventilação natural nos espaços, a presença de flores e folhagens na decoração e até mesmo a adoção de espaços externos para o trabalho.

Muita iluminação artificial, poucas portas e janelas e ambientes climatizados são apenas alguns exemplos de práticas que se tornaram muito comuns no dia a dia das empresas ao longo dos últimos anos. Apesar de parecerem manter as condições ambientais sob controle, essas medidas podem ser prejudiciais para o desempenho dos colaboradores.

Nosso organismo é regido pelo ritmo da natureza: nos sentimos dispostos à luz do dia e temos sono à noite. Quando algo nos incomoda, ansiamos por ar fresco. E colocar os pés na terra ou na grama ajuda a descarregar as energias. Por isso, o design biofílico é tão bem-vindo nas empresas.

Quais são os seus benefícios no ambiente de trabalho?

Vamos conferir alguns dos principais benefícios proporcionados por esse tipo de design nos ambientes de trabalho? Olha só!

Mais bem-estar

Imagine poder trabalhar olhando para uma paisagem verde ou escutando o barulhinho da água caindo… Certamente sua rotina seria menos estressante e você se sentiria mais feliz durante o seu tempo na empresa, não é mesmo?

Conforto para todos

A luz artificial pode ser bastante desgastante para os olhos, causando algo chamado de cansaço visual. Além disso, permanecer muito tempo em ambientes fechados pode ser estressante. Por isso, um design que comporta elementos naturais pode gerar mais conforto para todos.

Ganho de produtividade

Trabalhar em um espaço que permite que você tire um tempo para observar a paisagem ou sair um pouco ao ar livre ajuda a recuperar as energias e a criatividade para outro sprint de trabalho. É por isso que ambientes com design biofílico podem ser mais produtivos que os convencionais.

Retenção dos talentos

Com mais conforto, bem-estar e produtividade, as equipes tendem a permanecer mais felizes no trabalho. Isso também contribui para a retenção de talentos, já que espaços de trabalho agradáveis são verdadeiros diferenciais na captação de profissionais qualificados.

Melhora da imagem empresarial

Uma empresa com design biofílico fica particularmente mais bonita e agradável, inclusive para os seus visitantes. Por isso, a imagem da marca também pode ser mais valorizada apenas com essa mudança.

Como usar o design biofílico nos projetos empresariais?

Dá para usar o design biofílico a partir de uma série de medidas bastante simples de serem incorporadas, como:

  • janelas com bastante iluminação natural;
  • painéis com elementos verdes;
  • plantas distribuídas pelos espaços;
  • canteiros centrais em áreas de bastante circulação;
  • telhados verdes;
  • espaços de descanso externos;
  • acesso a vistas da natureza;
  • materiais naturais nos móveis e itens de decoração, etc.

Agora você já está pronto para inserir esses elementos nos seus projetos e, principalmente, para defendê-los diante dos clientes. Apresente os benefícios desse tipo de decoração e design e desenvolva desenhos realmente inspiradores para as equipes.

Ah! E se você gostou deste conteúdo sobre design biofílico, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?