fbpx
decoração para home office

Decoração para home office: 5 dicas para decorar o ambiente

O conceito de home office já vinha ganhando força como alternativa para o deslocamento nas grandes cidades, a flexibilização de horários e melhora da qualidade de vida.

Com a pandemia, empresas de diversos portes encontraram no trabalho remoto, uma forma de proteger seus colaboradores e continuar atuando. Porém, o que inicialmente foi visto como uma solução temporária, tem se mostrado uma tendência que veio para ficar. Dados recentes indicam que a modalidade de trabalho remoto deve apresentar um crescimento de 30% no período pós-pandemia.

Na realidade, esse cenário apenas acelerou uma realidade que, provavelmente, já seria concretizada nos próximos anos.

Diante disso, surge um novo desafio: a decoração para home office. Isso porque o espaço precisa ser preparado para oferecer conforto e praticidade, a fim de garantir a manutenção da produtividade e bem-estar.

Se tudo isso ainda é uma novidade no seu cotidiano, confira as dicas que selecionamos para estruturar esse cômodo da melhor maneira possível. Boa leitura!

1. Invista em uma cadeira de qualidade

Passamos grande parte do nosso tempo sentados em frente ao computador. Por isso, o principal item do home office é a cadeira. Invista em modelos que permitam manter a postura correta e confortável, e que reduzam o risco de lesões a longo prazo. Sendo assim, ao pesquisar as opções disponíveis no mercado, direcione as suas buscas para os modelos ergonômicos. 

Observe, por exemplo, se o assento é confortável, se o equipamento tem rodízio para facilitar a mobilidade, se o encosto é macio e permite apoio necessário para que as costas fiquem acomodadas, se há apoio para os braços e, também, se será possível fazer as regulagens necessárias na altura.

Mesmo que, em um primeiro momento, verificar cada um desses pontos possa demandar algum tempo, tenha certeza de que, a longo prazo, o usuário perceberá que dedicar essa atenção foi algo extremamente valioso.

2. Acerte na escolha das cores para a decoração do home office

A escolha das cores certas não apenas torna o ambiente onde o profissional irá desempenhar suas funções mais bonito, mas também contribuem de maneira positiva para a sua produtividade no dia a dia. O vermelho, por exemplo, é uma excelente pedida para os detalhes, como materiais e objetivos decorativos. A chave é usá-lo com moderação, porém, já que ele pode gerar estresse e até irritação quando usado em excesso.

Já se a intenção for elevar os níveis de foco, as tonalidades terrosas — por exemplo, o marrom, o bege e até o amarelo — são alternativas interessantes. Por outro lado, se a finalidade principal for fazer o espaço parecer um pouco maior, invista em tons claros e dê um toque de cor na decoração.

3. Use plantas no ambiente

Um toque de natureza é capaz de transformar a nossa rotina em algo mais leve e mais agradável — isso também vale para o dia a dia no trabalho. As plantas conseguem reduzir os níveis de estresse, melhorar o humor, elevar a produtividade e aumentar a umidade do ar, causando reflexos positivos na nossa saúde como um todo.

Ao escolher a melhor opção, considere as peculiaridades do espaço, como as dimensões e a iluminação. A violeta, por exemplo, não ocupa muito espaço e pode ficar perfeita na decoração para home office, mas precisa receber luz indireta e ter a rega feita exclusivamente na terra e não nas flores ou nas folhagens. Já a palmeira-ráfia se desenvolve bem sob qualquer nível de iluminação, demandando apenas o cuidado de manter a umidade constante da terra.

4. Priorize a privacidade

Além disso, a fim de tornar a decoração para home office adequada às demandas do morador, levante alguns questionamentos importantes:

  • Apenas um morador usará esse espaço? Em caso negativo, quem mais trabalhará e/ou estudará no cômodo?
  • Quantas pessoas precisarão usá-lo ao mesmo tempo? 
  • Quais são os itens indispensáveis para atender a todas as necessidades e tornar o ambiente funcional?

Avaliar todos esses pontos é indispensável, afinal, um cômodo que precisa acomodar duas mesas de trabalho precisa ser maior e projetado para preservar a privacidade e reduzir os ruídos ao máximo, por exemplo, por meio de divisórias acústicas. Se o ambiente será usado por apenas uma pessoa, torna-se viável escolher um espaço menor. Para ambos casos o local de trabalho ou estudo deve ser mais afastado dos locais de maior circulação da casa.

5. Tenha atenção à iluminação

Contar com um espaço que tenha uma boa iluminação é essencial para que o trabalhador tenha mais conforto e uma maior produtividade, já que ela influencia diretamente a concentração e, nos torna mais despertos para trabalhar. Sendo assim, se houver possibilidade de escolha, opte por projetar o home office em espaços com grandes janelas e uma boa iluminação natural. E caso seja necessário, invista em uma luz artificial como luminárias ou mesmo ponto de luz sobre a mesa. Além de auxiliarem no foco, deixam o ambiente charmoso e funcional

Apenas vale lembrar de que tudo em excesso deixa de ser interessante. Então, por exemplo, se o computador for o principal instrumento de trabalho, para não ofuscar a tela ou causar danos à máquina, é válido investir em cortinas (ou arranjos similares) que possam garantir o conforto, controlando o nível de luminosidade.

Como você viu, com a tendência de que o regime remoto de trabalho permaneça mesmo após o período de pandemia, é esperado que mais pessoas busquem preparar um espaço em casa com essa finalidade. Então, é recomendável saber quais são os pontos essenciais para uma decoração para home office de excelência, aproveitando todos os elementos positivos do cômodo e reduzindo todos aqueles que podem atrapalhar a execução das atividades.

Se este conteúdo foi útil e você quer continuar de olho nas novidades que envolvem a projeção desses espaços, continue acompanhando o nosso blog e aproveite a seção de comentários para sugerir um tema para o próximo post!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.