fbpx

Decoração funcional de escritórios: entenda como fazer

A decoração funcional de escritórios é uma das principais tendências contemporâneas na arquitetura corporativa. Afinal, com o tempo, percebeu-se que a organização do espaço físico é um fator determinante para a produtividade dos projetos e para o conforto dos colaboradores.

Desse modo, todo o mobiliário foi repensado para auxiliar as pessoas a executarem suas tarefas da melhor forma possível. Por exemplo, os encostos das cadeiras passaram a ser projetados para manter uma postura adequada da coluna e dos membros superiores, de modo a evitar dores e doenças ocupacionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o nosso post!

Como aliar a decoração funcional de escritórios com a estética?

Uma das principais preocupações de quem procura um projeto arquitetônico corporativo funcional é: “Isso vai deixar o ambiente engessado ou feio?”. A resposta é não! É totalmente possível aliar elementos mais funcionais com uma mensagem estética arrojada, que transmita o charme, a elegância e a identidade do profissional que está criando o projeto.

Para isso, é preciso muito estudo sobre o tema e, principalmente, contar com os parceiros certos, que trabalham no ramo há vários anos. Assim, você poderá trabalhar com um mobiliário focado no mundo empresarial sem se preocupar com o design de cada peça.

Além disso, você precisará fazer um projeto bastante alinhado aos objetivos estratégicos do seu cliente. Afinal, a imagem do espaço físico poderá auxiliá-lo na realização plena do planejamento empresarial.

Então, se seu cliente quer focar no trabalho corporativo, não deixe de investir em mesas compartilhadas e cadeiras móveis. Isso ajudará o cliente dele a perceber que aquela missão não está apenas no papel, mas é aplicada para valer.

Da mesma forma, do ponto de vista estético, também é possível fazer vários alinhamentos. Por exemplo, o uso de determinados materiais pode influenciar a interpretação do cliente final.

Em empresas mais tradicionais, os detalhes em madeira acabam transmitindo mais autoridade. Por outro lado, quando falamos de modernidade e tecnologia, o ideal é utilizar o vidro, os metais e um design diferenciado.

Qual é a importância de adotar uma decoração funcional no escritório?

A arquitetura corporativa tem ganhado maior visibilidade e reconhecimento nos últimos anos. Por meio de uma boa decoração, é possível aliar ganho de produtividade e a sensação de bem-estar dos colaboradores. Esse e muitos outros benefícios podem ser notados por aqueles que optam em ter um escritório funcional. Entre eles podemos citar:

  • beleza;
  • elegância;
  • melhoria nos processos;
  • mais qualidade de vida aos funcionários;
  • maior motivação;
  • percepção de confiança por parte dos clientes.

Cada caso deve ser avaliado com cautela, pois esse segmento da arquitetura pode transformar o ambiente de trabalho deixando-o mais sofisticado e prático.

Quais são as melhores dicas de decoração funcional de escritórios?

Sem sombra de dúvidas, o design funcional de um escritório pode mudar a estrutura e a produtividade. E os projetos podem ser feitos de maneira mais eficiente e menos complicada, basta seguir as dicas a seguir. Veja!

Definir o tamanho adequado da mesa de escritório

O primeiro passo para escolher uma boa mesa de escritório é definir a característica principal das cadeiras. Se elas não forem reguláveis, será preciso escolher uma mesa na qual a execução das tarefas de escritório não deixe os ombros sob tensão constante. O que predisporia os colaboradores a doenças ocupacionais do sistema osteomuscular.

Se as cadeiras tiverem a altura regulável, será possível ter uma maior flexibilidade na escolha das mesas. Entretanto, ainda é preciso tomar cuidado para que elas não sejam altas ou baixas demais em relação à média de altura dos trabalhadores.

Além disso, a mesa deve se adequar à natureza do trabalho realizado. Por exemplo, em tarefas coletivas, como brainstorms e reuniões, é preciso que o espaço permita a colaboração entre as pessoas.

Adotar um mobiliário mais enxuto

Hoje em dia, nos ambientes corporativos, trabalhamos com a ideia de uma decoração mais enxuta, sem muita sobrecarga de elementos. Desse modo, evita-se utilizar muitos objetos meramente decorativos no mesmo espaço, como vasos e tapetes. Também, deve-se tomar muito cuidado com o excesso de móveis.

A ideia é manter somente aqueles que são realmente muito importantes para as funções da empresa. Assim, evita-se o gasto de um espaço útil com elementos que nunca serão efetivamente utilizados. Portanto, a mensagem da decoração funcional é muito simples nesse sentido: tenha apenas materiais que serão úteis para os seus projetos e funcionários.

Esconder fios e cabos

Como os computadores e impressoras são equipamentos essenciais em um escritório, há grande quantidade de cabos para fazer as conexões devidas. Há algumas formas de evitar o impacto estético dessa realidade.

A primeira delas é o investimento em soluções wireless, porém, mesmo assim, é provável que alguns fios fiquem expostos no ambiente. Outra opção é escolher mesas que possuam calha para acomodá-los.

Portanto, em um projeto de arquitetura, uma preocupação do profissional deverá ser encontrar formas para reduzir a exposição de cabos. Isso pode ser feito por meio da implementação de móveis focados no mundo corporativo e também pela criação de dutos totalmente integrados ao design.

Utilizar prateleiras flutuantes

As prateleiras tradicionais acabam ocupando um espaço físico muito grande, por precisarem de um apoio no chão. Desse modo, não é possível instalar um móvel ou colocar um acessório sob elas, portanto essa área fica sem função.

Já as flutuantes são instaladas na parede, podendo ficar a um metro e meio do chão, por exemplo. Desse modo, todo o espaço abaixo pode ser utilizado para a colocação de outro móvel, como uma mesa ou bancada.

Prezar por uma iluminação e temperatura adequadas

Quando falamos em ergonomia, muitas pessoas acabam pensando somente nas mesas e cadeiras. Porém, há outros elementos igualmente importantes, como a iluminação e a temperatura. Uma quantidade insuficiente de luz exige um esforço visual dos funcionários; desse modo, podem surgir problemas, como estresse e dores de cabeça.

O excesso de luz, por sua vez, causa um desconforto significativo que compromete a produtividade. Segundo a Norma Regulamentadora (NR) 17, é preciso cumprir os seguintes requisitos:

  • a iluminação deve ser geral, distribuída uniforme e difusamente, isto é, sem um foco determinado;
  • além disso, deve ser projetada uma iluminação suplementar, para evitar problemas como ofuscamento, reflexos incômodos, sombras e contrastes excessivos.

A temperatura também recebeu uma atenção especial na NR-17, devendo ficar sempre entre 20º e 23º Celsius. Para isso, pode ser necessário instalar um sistema de ar-condicionado.

Também deverá ser criado um projeto para esconder a fiação e a tubulação desses equipamentos.

Investir em espaços de descanso

Não se esqueça de criar um espaço de descanso para os funcionários. Coloque poltronas confortáveis onde possam sentar-se confortavelmente e se desejar que eles interajam entre si, opte por colocar uma mesa de jogos no local. Outros itens que podem ser usados são:

  • pufes confortáveis;
  • redes de descanso;
  • almofadas coloridas.

Junte todos esses itens em uma área e esse espaço poderá ser visto como um local de meditação. Esse ambiente pode ser um grande atrativo. Deixe um espaço para o café ou chá e os colaboradores terão um descanso completo.

Ter espaços personalizados

Crie ambientes inovadores, que sejam personalizados conforme o serviço que será realizado neste espaço. Use itens decorativos como quadros que deixam o ambiente bonito e com um ar de leveza.

Em alguns casos, será preciso optar por uma mobília mais formal e em outros escolher algo mais descontraído. Por isso, a grande dica é analisar com calma o cenário para fazer a escolha certa.

Caprichar na organização

Estude com tranquilidade o espaço disponível e pense com calma onde serão colocados os móveis de escritório. Ambientes que ficam muito apertados podem atrapalhar a mobilidade e acabam prejudicando a produtividade.

Mesas em L, por exemplo, são uma boa opção caso os espaços sejam pequenos, pois permitem que tudo esteja de fácil acesso aos profissionais. Além de tudo, elas se adaptam bem aos cantos. Caso seja um escritório para uma pessoa que trabalha sozinha, home office, este modelo também é uma boa opção, já que o local ficará mais organizado.

Se a equipe for grande, planeje baias com divisórias ou insira mesas menores para computadores. Assim, você evitará que os móveis atrapalhem a circulação das pessoas. Busque primeiramente criar um ambiente funcional, depois aposte nos artigos de decoração.

Incluir elementos naturais

É interessante criar um projeto que traga sensações de aconchego ao time. Aposte em espaços abertos e que possam receber plantas. Esse detalhe vai proporcionar descanso e relaxamento.

Afinal, em contato com a natureza, as pessoas se sentem mais felizes. Imagine folhagens, flores e até mesmo uma fonte nesse local. A criatividade fará toda a diferença.

Como buscar inspirações para essa decoração?

As inspirações podem ser obtidas de vários lugares. Observe abaixo algumas dicas interessantes:

  • visite outros projetos;
  • busque ideias na Internet;
  • faça a leitura de novos livros;
  • converse com outros arquitetos.

Enfim, tenha sempre em mente que esse local será onde as pessoas passarão a maior parte de seu dia, motivo pelo qual deve ser o mais aconchegante possível, sem deixar de transmitir a seriedade do negócio.

Ter uma decoração funcional de escritórios, sofisticada e bonita é, sim, possível. Para isso, o arquiteto precisa ter bastante criatividade e conhecer as melhores técnicas contemporâneas.

Além disso, ele também deverá contar com fornecedores de altíssima qualidade, os quais elaboram móveis especializados no ambiente corporativo. Desse modo, será possível obter a satisfação máxima dos clientes.

Se você ainda não tinha ouvido falar sobre a importância da funcionalidade no design de interiores, não deixe de divulgar essa informação nas suas redes sociais! Seus seguidores provavelmente ficarão muito interessados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?