Cores para escritório: saiba como escolher as melhores opções

cores para escritório

É de extrema importância escolher e utilizar corretamente as tonalidades e cores na decoração e no mobiliário em escritórios e ambientes corporativos, pois elas influenciam no bem-estar e na produtividade dos colaboradores. Por isso, é necessário conhecer quais fatores considerar quando o assunto é cores para escritório.

Além do bem-estar e da produtividade, quando o ambiente de trabalho é agradável, a convivência é afetada positivamente e causa uma boa impressão aos clientes e visitantes.

Quer saber quais conceitos considerar para fazer uma escolha eficiente e vantajosa de cores para escritório? Então, continue a leitura!

 

Quais são os significados e sensações de algumas cores?

As cores apresentam propriedades capazes de ativar áreas do cérebro relativas às sensações e impressões — afetando o nosso comportamento através de estímulos visuais, ou seja, proporcionando um efeito psicológico. Por isso, conseguem interferir na forma em como as pessoas se sentem em um ambiente.

Sendo assim, a definição de cores não é restrita apenas às paredes — deve-se considerar também móveis, cortinas, objetos decorativos e, até mesmo, os que são de uso comum ou individual. Diante disso, essas escolhas devem ser feitas de forma estratégica, prezando pelas sensações de bem-estar, concentração e produtividade.

Tons claros e neutros

Esses tons proporcionam uma sensação maior de tranquilidade, além de ampliar os ambientes. Contudo, quando usados em excesso ou sem um planejamento adequado, podem proporcionar a sensação de um ambiente frio, que promove distanciamento e não acolhimento.

Tons escuros e neutros

Esses tons transmitem a sensação de seriedade, podendo também exprimir que uma empresa ou escritório é sólido, representando tradição. Além disso, podem expressar sofisticação. Entretanto, é muito importante que sejam usados de acordo com a adequação ao ambiente, para que ele não fique pesado ou muito escuro, ou pareça reduzido.

Tons amarelos

O amarelo estimula e promove energia e, por isso, é muito empregado em ambientes que desejam incentivar e despertar a criatividade e a inteligência. Contudo, é preciso tomar cuidado para não exceder e proporcionar um ambiente que prejudica a concentração.

Tons laranjas

Essa é uma cor que, assim como o amarelo, é viva, alegre e promove entusiasmo, incentiva a proatividade e possibilita como resultado a criação de um design sofisticado. O cuidado necessário é para não tornar o ambiente cansativo e exagerado.

Tons rosados

Essa cor é muito associada a delicadeza e a feminilidade — mas também é muito usada em negócios que prezam por características que promovem descontração e um clima despojado. Quando usada em excesso pode promover uma sensação de inadequação e infantilidade.

Tons vermelhos

O vermelho é uma cor muito intensa e, por isso, promove sensações que estimulam a dinâmica e motivação, visando despertar ação nas pessoas que utilizam aquele ambiente. Entretanto, seu uso precisa ser moderado a fim de não promover um local agitado e que intensifica conflitos.

Tons roxos

Esses tons podem ser denominados de roxo, lilás e violeta — dependendo da tonalidade ser mais clara ou escura. Em geral, essa cor promove sensações que estimulam uma boa convivência. Em excesso, além de deixar o ambiente cansativo e pesado, desestimulam as pessoas.

Tons azuis

Atualmente existem diversos tons de azul que vão dos mais claros até os escuros. Os claros promovem sensação de paz, deixando o ambiente mais leve — além de auxiliarem a concentração. Os escuros promovem também uma sensação de sofisticação, porém, de uma forma mais moderna. O cuidado com essa cor é para não exagerar e obter um ambiente triste, monótono ou cansativo. A cor do ano de 2020 escolhida pela Pantone foi um tom de azul: 19- 4052 Classic Blue.

Tons verdes

Assim como o azul, existem diversos tons que vão desde o claro até o escuro. Essa é uma cor que torna o ambiente mais tranquilo e refrescante. Os tons muito escuros, se usados em excesso, também podem deixar o ambiente cansativo e os muito claros podem proporcionar sensações de desânimo.

Como escolher as cores para escritório de acordo com cada ambiente e objetivo desejado?

É preciso considerar, em primeiro lugar, a característica e a utilidade de cada ambiente. Além disso, é preciso analisar qual o estilo da empresa — se é mais ou menos formal, assim como os objetivos buscados e até mesmo seu público-alvo. Dessa forma, é possível alcançar um projeto no qual as cores, proporções, ambientes, características e objetivos da empresa estão coerentes entre si.

Por exemplo, em uma empresa ou escritório que trabalha com criatividade, ideias e inovação, a utilização de cores vibrantes e de detalhes ousados, estarão totalmente em conformidade. Por outro lado, em outro espaço que é mais formal, é indicado optar pelos tons mais neutros e fortes.

Para áreas de convivência ou descanso, tons mais claros e descontraídos são mais apropriados. Em uma área com mesas e sofás para interação, os tons vibrantes podem ser uma ótima opção, uma vez que estimulam a relação e o diálogo.

Sendo assim, para definir a cor adequada para cada ambiente, é preciso compreender o objetivo deste e, então, definir quais cores e tonalidades proporcionarão as sensações desejadas.

Como fazer a combinação ideal de cores com os móveis e objetos?

Conforme já destacamos, a combinação ideal de cores e demais elementos sempre passa pela coerência com a identidade da empresa. Contudo, para atingir esse resultado harmônico, é preciso considerar os móveis e objetos — e utilizá-los para promover as sensações desejadas.

Então, tanto o layout como os móveis, objetos decorativos e equipamentos precisam promover um conjunto. Por exemplo, se o objetivo é promover um ambiente alegre, mas que ao mesmo tempo seja sofisticado, você poderá optar por tons de laranja em alguns móveis e objetos — como cadeiras, por exemplo, junto com cores neutras nos móveis e paredes — variando entre tonalidades claras e escuras.

Uma ferramenta simples e extremamente útil para fazer combinações ideais, mas que muitas vezes são ousadas, é utilizar o círculo cromático de cores como referência. Ele indica tanto as cores que são contrastantes, como as que são complementares e as que são análogas. Assim, será possível obter diversas opções harmônicas e bonitas partindo da escolha de uma mesma cor.

Como você pode ver, as cores impactam nas sensações das pessoas e, por isso, diferentes colorações proporcionam emoções variadas. Portanto, é importante se atentar na adequação para escritório, afinal, esse é um aspecto que vai além de estilo, tendência ou decoração.

Agora que você ampliou sua percepção do quanto essa estratégia simples é importante, coloque-a em prática por meio de diferentes opções de mobiliários, trazendo as melhores cores para escritório.

Entre em contato com o FK Grupo e conheça soluções incríveis para utilizar em seus projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *