fbpx

Cores na arquitetura: saiba como aplicar nos ambientes

Deseja saber qual é o impacto das cores na arquitetura? Leia o nosso post e entenda!

Cores na arquitetura: saiba como aplicar nos ambientes

As cores são responsáveis por gerar várias sensações nos seres humanos. Algumas oferecem mais alegria e outras, sentimento de paz e conforto. Para os ambientes corporativos, as cores na arquitetura desempenham um papel importante, sendo que algumas são ideais para a realização dos trabalhos diários e outras para o atendimento dos clientes do negócio.

Já nos lares, as pessoas desejam ter cores que desempenhem os papéis ideais para cada ambiente. No quarto, tons de tranquilidade; na cozinha, algo que aguce o apetite; na sala de estar, uma cor que os faça relaxar; no banheiro, uma tonalidade mais neutra para que as pessoas se sintam à vontade, e assim por diante.

Deseja saber mais sobre como usar as cores na arquitetura e os impactos que elas produzem nas pessoas? Então, continue a leitura!

Entenda a psicologia das cores e o significado dos tons na arquitetura

Eva Heller, escreveu um livro chamado “A Psicologia Das Cores”. Neste manuscrito, é abordada a relação das cores com os sentimentos humanos e é comprovado o pensamento de que as cores e os nossos sentimentos combinam, não por mero acaso, mas sim, porque as experiências vividas desde a infância ficam enraizadas em nossa mente.

Todas as cores têm diversas finalidades e é preciso entender que elas nunca estão sozinhas em um espaço, e sim, com muitas outras interferências, que podem modificar o contexto.

De modo geral, podemos analisar as cores da seguinte forma:

Amarelo

A cor amarela representa o sol e é ideal para os ambientes mais escuros e que não têm janelas. A tonalidade oferece sensação de calor e é considerada uma cor quente. Entre os benefícios encontrados nas paredes amarelas podemos citar:

  • aumenta o ânimo das pessoas;
  • ilumina o ambiente;
  • cor alegre.

Outro ponto interessante dessa cor é que o amarelo se associa ao poder, afinal, essa é a cor do ouro.

Laranja

A cor laranja também é considerada uma cor quente. Ela proporciona vitalidade e eleva o ânimo das pessoas. Simboliza o calor e o fogo, e pode proporcionar alegria de viver em todas as pessoas, recuperando algumas da depressão. Pode ser usada em uma parede inteira ou em detalhes espalhados pela sala de estar, ou sala comercial.

Vermelho

O vermelho lembra o amor e o princípio da vida. E, essa cor é considerada uma tonalidade que oferece a todos ânimo, confiança e força de vontade. Simboliza também agilidade para iniciativas e é uma cor quente, que pode ser usada em paredes com textura ou em formas geométricas.

Azul

O azul é considerado uma cor fria, que oferece sensação de profundidade no ambiente. Essa cor estimula a serenidade e as pessoas conseguem repousar com maior tranquilidade, olhando para essa cor que lembra a imensidão e a beleza do céu. Ela traz conforto e paz a todos, e por essa razão, é uma ótima opção para ambientes internos e externos.

Marrom

O marrom é uma cor que lembra a terra e pode ser usada para combinar com móveis de madeira, lã e couro. O tom é um dos preferidos para o acabamento, como janelas e portas. Pode ser usado tanto no âmbito residencial como no predial, oferecendo o sentimento de resistência e vigor.

Veja qual é o impacto das cores na arquitetura

Existe uma infinidade de cores e os conceitos de qual é a melhor cor a ser usada, varia muito de pessoa para pessoa. Depende da cultura do local onde o indivíduo foi criado ou de onde mora. E, para que seja escolhida a cor certa, o arquiteto deve analisar uma série de detalhes. É essencial conhecer o perfil do cliente e estar consciente da sensação que a pessoa deseja transmitir a quem for visitar o ambiente.

Os impactos das cores na arquitetura são notáveis, pois as tonalidades fazem parte de projetos de arquiteturas e obras construtivas, as quais fazem toda a diferença entre o sucesso ou fracasso de um arquiteto.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre as cores na arquitetura, não deixe de selecionar uma paleta de cores equilibrada para a obra na qual estiver trabalhando. Escolha de acordo com o desejo de seu cliente e, com certeza, você obterá êxito em sua profissão.

Gostou do nosso post sobre as cores na arquitetura? Leia também “O que é arquitetura comercial? Entenda tudo sobre essa tendência!” e fique por dentro de mais este assunto!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?