fbpx

Cores 2024: confira as tendências na arquitetura

Ao final do ano, em meados do mês de dezembro, a Pantone revela qual será a cor mais usada no próximo ano. Essa será a cor que será a principal nas paletas de designers, arquitetos e inclusive entre os profissionais da moda.

Tal escolha não é feita de maneira autoritária, e não é por questão somente de estética, mas sim é uma representação simbólica global do clima intelectual e cultural. A cor predominante do ano de 2024, que foi anunciada tem o nome “Peach Fuzz”. Ela e muitas outras cores que estão em alta, são tonalidades suaves que podem transformar ambientes.

Qual é a importância de ficar por dentro das cores que são tendência em cada um dos anos e como influenciam os projetos de arquitetura?

As cores dão significado e oferecem beleza aos ambientes. Sem elas, é impossível criar a identidade de uma marca. Por isso, os profissionais da área de arquitetura precisam estar sempre atualizados quanto a esta questão. E o mais importante é ficar de olho na Pantone, que publicará as novidades e tendências de cores.

Quais são as principais cores de 2024 para arquitetura e decoração?

A ideia de cores para o ano de 2024 é deixar as pessoas apaixonadas com a beleza dos ambientes. A paleta possui tons claros como o coral e os mais escuros como o vermelho, os terrosos e o rosa fúcsia.

Para a área de arquitetura, tanto no design, como na decoração, poderão ser usadas cores neutras ou vibrantes. Separamos abaixo uma lista de cores. Confira!

1. Tom coral

Essa tonalidade, além de deixar o lugar com uma aparência sofisticada, ainda consegue transmitir uma sensação de aconchego. Por essa razão, é perfeita para criar um ambiente acolhedor.

2. Azul acinzentado

O tom de azul acinzentado, proporciona frescor ao ambiente e, ao mesmo tempo, desperta a sensação de carinho. Sem contar que traz um ar de limpeza e de frio. Pode ser combinado com colorações amadeiradas e terrosas para oferecer um equilíbrio cromático perfeito.

3. Tom de verdes

O verde se destaca por ser uma cor bonita e que oferece um ar sofisticado aos ambientes. Os sofás podem ter esse tom, as paredes e os móveis sob medida. Vai depender apenas do desejo do cliente.

4. Cores quentes

As cores como o vermelho-cereja e o amarelo chegaram para conquistar o coração de muitos empresários. Elas são chamativas e podem ser usadas para destacar a beleza de um ambiente. Podem ser usadas tanto em móveis, como para destacar a marca.

Como usar as cores 2024 nos projetos de arquitetura?

Para usar as cores em projetos de arquitetura, o ideal é fazer a junção de tonalidades que se harmonizam entre si. Além disso, considere aspectos como:

  • entender o que o cliente deseja;
  • ter noção de contraste;
  • captar qual é a mensagem que o cliente deseja passar com o ambiente;
  • considerar a intensidade do uso do local.

Essas são apenas algumas das questões importantes que um arquiteto deve considerar na hora de fazer o uso de tonalidades em um ambiente.

Então, agora que você já sabe quais são as cores 2024 em alta, poderá analisar com cautela cada um dos seus projetos e utilizar as tonalidades que mais se adequarem. Pense nas paredes e não deixe de se lembrar dos móveis. Escolha uns sofisticados e que se destaquem no ambiente.

Gostou do nosso post? Compartilhe-o nas redes sociais e ajude os seus amigos a terem acesso a este rico conteúdo!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?