fbpx

Como divulgar os projetos do escritório de arquitetura? Veja 6 dicas

A divulgação do portfólio de projetos é essencial para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais. Atualmente, com a concorrência acirrada, investir em uma boa estratégia de marketing pode tornar seu escritório de arquitetura ainda mais sólido no mercado.

Portanto é importante trabalhar em estratégias de visibilidade investindo na presença digital como em sites, redes sociais, fotos e portfólio e conteúdos relevantes para seu público, e também na presença em eventos, para conhecer outras tendências, profissionais e também fazer networking. Quer conferir algumas dicas importantes?

Então continue a leitura!

Aspectos essenciais para melhorar a visibilidade de um escritório de arquitetura

Para obter maior visibilidade em um mercado concorrido como o da construção civil, em primeiro lugar é importante compreender alguns conceitos importantes sobre marketing e aplicá-los. Para isso, é necessário definir qual o valor que seu produto ou serviço proporciona, ou seja, as vantagens e benefícios que o cliente obterá ao contratar seu escritório.

De forma simples: o que seu escritório faz? É importante ter foco e não ser generalista – é preciso definir qual é o serviço prestado — seu posicionamento — por exemplo: design de interiores, projetos comerciais, corporativos, residenciais, entre outros. Defina o que você faz de melhor e esse será sua proposta de valor. Depois, foque em qual é seu público-alvo e crie uma persona. Será depois disso que você conseguirá focar seus esforços de comunicação e ser mais assertivo.

A persona é uma representação fictícia de quem é o seu cliente, qual a idade, profissão, interesses, hábitos, dores, valores, entre outras informações. Por meio dessa definição, você poderá divulgar seu trabalho de forma eficiente, com conteúdos que atraiam essa pessoa e auxiliem na resolução de problemas vivenciados por ela.

6 dicas para divulgar trabalhos do escritório de arquitetura

Existem algumas práticas que proporcionarão maior visibilidade para seu negócio e poderão torná-lo uma referência, portanto, atente-se às dicas abaixo:

1. Tenha um site profissional

Ter um domínio próprio (o famoso endereço www) com site e email personalizado, passa segurança e seriedade aos clientes. Além disso, ter um site onde seja possível encontrar informações como histórico, portfólio e cases, além dos dados de contato e as redes sociais demonstra a solidez e cuidado com a imagem do escritório.

É importante que o site seja prático e fluido, além de possuir uma versão responsiva (que se adapte aos diversos dispositivos móveis como tablets e celulares) com destaque ao posicionamento, textos curtos que indiquem sua proposta de valor e o diferencial do escritório ou seja, seu valor, informações sobre os profissionais e endereço. Caso tenha, é importante destacar prêmios recebidos e link para notícias que saíram na mídia.

Para que seu site ganhe maior visibilidade e acesso orgânico, ou seja, sem onerar muito o orçamento é com a produção de conteúdo relevante para o público-alvo. Por isso é interessante investir em um blog — que é justamente uma forma de produzir conteúdos de qualidade que vão atrair possíveis clientes. Esses conteúdos são formulados com base nos interesses e necessidades da sua persona, como por exemplo dicas de decoração, de revestimentos ou cores – são recursos valiosos para gerar uma base de contatos e realizar novos negócios.

Entretanto, principalmente quando se opta pela criação de um blog, é importante aplicar técnicas de SEO, que são utilizadas pelo Google e demais mecanismos de busca para ranquear a qualidade e relevância das publicações.

Quando essas estratégias são utilizadas, o conteúdo aparece nas primeiras opções da busca, proporcionando que mais pessoas tenham acesso ao blog e consequentemente ao site — conhecendo o escritório e os serviços prestados.

2. Crie um bom portfólio

Para um profissional é fácil entender a descrição de um projeto ou detalhar elementos, entretanto, para um leigo não é simples compreender linhas e plantas arquitetônicas. Por isso, é importante criar um portfólio bem ilustrado com projetos em 3D, plantas humanizadas, renders, entre outras ferramentas que facilitam a compreensão e valorizam o projeto.

Para criar um portfólio de qualidade, é importante determinar projetos estratégicos e organizá-los no site. Além disso, invista em boas fotos da obra finalizada (alguns arquitetos gostam também de comparar o antes e o depois). Uma boa foto valoriza ainda mais o projeto!

É importante publicar o portfólio nas redes sociais e sempre que executar esse tipo de projeto, já fazê-lo visando a melhor compreensão do cliente. Ainda, não se esqueça de colocar sua logomarca.

4. Aumente sua presença online

Já os conteúdos nas redes sociais devem considerar o perfil dos usuários e o foco de cada rede, por exemplo: no Instagram e Facebook, é necessário investir em imagens interessantes e atrativas, que podem ou não ser acompanhadas por textos. Já no LinkedIn, é possível utilizar mais textos e menos imagens.

Nem todas as pessoas utilizam apenas uma rede social. Entretanto, existem outras pessoas que optam por usar apenas algum tipo, seja o Facebook, o Instagram, Pinterest ou Linkedin (para clientes corporativos). Portanto verifique onde o seu público alvo está localizado.

É importante também estar presente nas redes que você possa gerenciar, responder e postar com frequência. Contudo, o que proporciona um bom alcance e uma divulgação eficiente é tanto a qualidade do conteúdo, como a constância. Então, um detalhe importante dessa dica é definir cuidadosamente quais os canais e redes utilizados e como utilizar uma mesma publicação em diferentes meios, adequando-as facilmente e garantindo a qualidade e consistência necessária.

Explore as ferramentas disponíveis em cada rede social para transmitir a imagem construída para o escritório (é importante não misturar assuntos pessoais e profissionais, por exemplo), pois isso pode gerar um engajamento e ajudar a expandir seus resultados.

5. Invista em marketing digital

O blog e o foco no SEO podem trazer tráfego e visitas ao seu site e para sua rede social. Porém o resultado pode ser um pouco mais demorado que se investir em mídias pagas. Além disso, o investimento é na internet é menor do que em mídias offline com outdoor, por exemplo, e o resultado é mais fácil de ser medido.

Por exemplo, no Facebook e Instagram, é possível segmentar o público e direcionar as campanhas para pessoas que realmente podem se interessar pelo seu negócio ou serviço. Já os links patrocinados do Google, você tem a possibilidade de posicionar melhor o seu site entre os primeiros resultados de busca, e ter retorno de forma mais rápida.

6.Participe de eventos da área

A participação em feiras, congressos, palestras e exposições é essencial para acompanhar as tendências, trocar ideias e ter contato com diversos profissionais e possíveis clientes. É um diferencial estratégico para prospecção de clientes de arquitetura, mesmo que você já possua autoridade na área.

Consequências de não focar em estratégias de divulgação

Não focar em estratégias de divulgação significa limitar o crescimento do escritório de arquitetura, afinal, além de muitos concorrentes, grande parte já investe no marketing digital. O não investimento resulta em uma menor visibilidade e consequentemente número de clientes e, com isso, vendas menores e pouco reconhecimento no mercado.

Se você deseja que seu escritório de arquitetura se torne referência, utilize essas dicas e foque em estratégias de divulgação, marque presença em eventos da área e procure bons fornecedores. Não se esqueça de que para que um negócio cresça e tenha sucesso é preciso dedicação.

Gostou desse texto? Então, curta nossa página no Facebook, assim, você poderá ter acesso a mais posts relevantes e interessantes para seu escritório de arquitetura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?