Arquitetura online: o que é preciso saber sobre o tema? Entenda aqui

arquitetura online

A arquitetura online oferece novas possibilidades aos profissionais por não possuir barreiras como a distância, ajuda a estabelecer contato de forma mais fácil e expor projetos, conceitos e ideias. Por isso, essa ferramenta deve ser bem explorada, a fim de que seus projetos possam alcançar mais pessoas, possibilitando melhores resultados e maior reconhecimento.

Com a evolução da internet e a criação de novas formas de se relacionar, é importante você se manter atualizado. Isso também é verdade para as relações de trabalho e também na arquitetura como um todo. Quer saber mais sobre esse assunto tão relevante? Acompanhe!

Como a arquitetura online tem crescido ao longo dos últimos anos

Com a rápida evolução, a forma de promover projetos e alcançar clientes também precisa ser reestruturada. Afinal, por meio dela, é possível manter seu portfólio atualizado rapidamente, mantendo-o em dia.

Também, é possível alcançar clientes em diferentes locais e regiões. Além disso, o profissional que marca presença na internet adequadamente pode ter seu trabalho reconhecido e valorizado, ganhando seguidores e contatos que podem se tornar clientes. Por isso, a arquitetura online tem crescido ao longo dos últimos anos e avançará ainda mais, acompanhando o desenvolvimento e o aumento da frequência das pessoas no ambiente virtual. 

Como os arquitetos devem se posicionar e utilizar a internet para a arquitetura online

A internet já é bastante utilizada por diversos profissionais de arquitetura, design e construção. Com isso, existem diversos materiais, cursos, ideias, projetos e imagens que podem ser usados como fonte de inspiração e aprendizado. Também, existem diversas formas e estratégias para se posicionar online. Para se manter nesse meio:

Aproveite os cursos online

Os profissionais que são referência no mercado são aqueles que fazem diferente e/ou apresentam vasto domínio e conhecimento. Para isso, é importante estar atento às novas tecnologias, estudar e se desenvolver. Atualmente, existem plataformas e opções, como cursos livres e de curta duração, graduações e especializações online.

Existem também diversos vídeos, artigos, textos e publicações em meios especializados. Por meio deles, você poderá compreender certos conceitos e também ficar por dentro de novidades e tendências. Como você vê, muitas dessas opções requerem baixo ou nenhum investimento.

Acompanhe fontes de informação especializadas

Existem diversas páginas, blogs, sites e plataformas que disponibilizam conteúdo de qualidade relacionado à arquitetura. Por meio delas, você pode se manter informado, estudar o que tem sido feito no mundo por outros profissionais, assim como saber sobre tendências e materiais.

Essa forma de pesquisa agrega muito conhecimento aos seus projetos, afinal, você poderá aprender com diversas soluções e possibilidades já criadas. Assim como incorporar as novas tendências e os novos materiais aos seus projetos.

Utilize ativamente as redes sociais

Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube e Twitter são usados por muitos para lazer, porém, são extremamente eficazes para trabalho, principalmente em arquitetura, por serem plataformas que valorizam conteúdos visuais. Sendo assim, criar um perfil e seguir importantes nomes é muito benéfico profissionalmente. Ao criar um perfil profissional, você passa a se posicionar nas redes sociais e estabelecer contatos e obter novos clientes por meio da divulgação de projetos, imagens e ideias criadas por você.

Ao seguir outros perfis, além de conhecer outros profissionais, os trabalhos realizados por eles e poder conferir diferentes ideias, é possível também fazer parcerias, tanto com outros arquitetos como com profissionais de outros segmentos, ampliando sua rede de contatos e sua presença online.

Inclusive, dependendo do seu empenho, você pode se tornar um influenciador digital nessa área. Assim, pode compartilhar conteúdos e possibilitar conhecimento sobre arquitetura para diversas pessoas e, até mesmo, outros profissionais. Ao utilizar as redes sociais, independentemente se seu objetivo é alcançar novos clientes, fazer parcerias ou se tornar uma referência para outros profissionais, é importante manter regularidade nas postagens e ter um planejamento, variando os tipos de publicação. Apresente obras e projetos realizados, aborde novidades, tendências, materiais, tire dúvidas, abra espaços de diálogo para interessados no assunto, entre outras opções.

Outra rede social importante é o LinkedIn. Voltada para o corporativo, possibilita que você ganhe destaque e alcance empresas e profissionais que podem se interessar pelo seu trabalho.

Conheça diferentes aplicações e resultados da arquitetura online

A arquitetura online também está ligada a startups do ramo de arquitetura e construção. Por isso, invista tempo em conhecer sobre esses negócios e possibilidades, compreendendo como os serviços em sua área têm evoluído diante da expansão do mundo online e digital.

Seja com o uso de softwares diferenciados; mudanças nas equipes e na forma de trabalho; maior índice de digitalização das etapas e processos; diferenciação no atendimento, no desenvolvimento de projetos ou na execução de obras — empresas referências buscam novas formas de apresentação e são valorizadas por isso.

Portanto, conhecer essas diferentes aplicações e resultados é uma excelente opção, se você deseja ter um negócio estruturado frente às mudanças da sociedade e da revolução industrial 4.0.

Utilize ferramentas online

Porém não basta apenas colocar em prática as dicas e aspectos citados. É preciso que seu processo de trabalho se torne digital. Portanto, fique sempre atento às ferramentas que dominam o mercado da arquitetura, se mantenha sempre atualizado e aprenda novas técnicas para destacar o seu trabalho.

Por exemplo, há alguns anos, os desenhos eram feitos à mão, posteriormente passaram a ser feitos em ferramentas CAD. Contudo, atualmente, diante da necessidade do 3D, da compatibilização e do trabalho colaborativo — independentemente de um local físico — as ferramentas online e a tecnologia BIM são imprescindíveis para a maior parte dos profissionais.

Mesmo que você ainda não tenha tido a demanda ou a necessidade de projetar ou executar obras em BIM, o 3D já é um diferencial para se comunicar com clientes e interessados. Independentemente disso, é importante estar preparado e compreender os conceitos, as formas de trabalho e também as ferramentas como os softwares.

Em geral, para um arquiteto, é essencial obter conhecimento no Autocad, no Sketchup, no Revit e no Archicad, entre outros, pois são muito valorizados e procurados no mercado. Além disso, permitem a exportação para ambientes online, assim como a atualização constante de um portfólio atrativo.

Se mantenha competitivo

Como você viu, a arquitetura online está presente na vida de muitas pessoas e profissionais. Portanto, se você deseja alcançar novos clientes e se destacar no mercado é importante investir nesse conceito.

Contudo, na arquitetura online não basta apenas ter presença virtual por meio de um site, blog e perfis nas redes sociais, é importante também buscar compreender sobre estratégias digitais de marketing de conteúdo. Além disso, mais do que nunca, é essencial se aperfeiçoar constantemente para ser competitivo nesse mercado.

Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de tendências, novidades e projetos: estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

guia para projetistasPowered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *