fbpx

Quais são os principais marcos de arquitetura em São Paulo? Conheça aqui!

Não existe somente uma única forma de conhecer um lugar novo. Há quem valorize experimentar todas as possibilidades que a gastronomia local oferece, há quem guarde como recordação as festas tradicionais ou as visitas aos pontos turísticos mais populares. No entanto, certamente, quando se trata de amantes da arquitetura, são as construções e as edificações dos mais diversos estilos, formatos e tamanhos que ganham maior atenção.

Da Casa de Vidro Lina Bo Bardi à Praça do Patriarca, passando por inúmeros outros que igualmente se destacam, é fato que a arquitetura em São Paulo não deixa nada a desejar. O apelido “selva de pedra” não é à toa, já que a capital é a sexta mais verticalizada do país.

Com os seus incontáveis arranha-céus e nomes de destaque, como Oscar Niemeyer, elaborar uma lista enxuta se torna uma tarefa difícil, porém, neste conteúdo, vamos listar alguns dos principais marcos.

Continue a leitura e confira o que torna cada um deles tão incrível!

Pinacoteca de São Paulo

Com o “peso” de ser um dos museus de maior relevância do Brasil, a Pinacoteca de São Paulo (ou apenas “Pina”, como hoje também é chamada) está instalada na antiga edificação do Liceu de Artes e Ofícios. O prédio, que foi inaugurado de forma parcial em 1990, teve a sua projeção pelo escritório de Ramos de Azevedo. 

Seguindo o tradicional estilo neorrenascentista, que é um tanto quanto comum quanto se trata de prédios oficiais, a sua formação comporta três pavimentos, com a iluminação e a ventilação asseguradas por dois incríveis pátios internos. O local, porém, nunca foi efetivamente finalizado, como os tijolos à mostra acabam por revelar. 

Atualmente, a Pinacoteca de São Paulo dispõe de um acervo com, aproximadamente, 9 mil peças, retratando produções brasileiras, desde as contemporâneas até aquelas que datam do século 19. 

Casa de Vidro Lina Bo Bardi

Nada menos que um ícone da moderna arquitetura em São Paulo, a Casa de Vidro Lina Bo Bardi é o primeiro projeto construído pelas mãos da famosa arquiteta, que deu o seu nome. O lugar escolhido para levantá-la foi o loteamento da Fazenda de Chá Muller Carioba, que fica localizado na região do Morumbi.

Com a construção tendo o seu início entre os anos de 1950 e 1951, a Casa de Vidro, que foi residência de sua idealizadora e de seu companheiro por pouco mais de 40 anos, tem esse nome curioso em razão de a sua fachada de vidro passar a impressão de que flutua sobre os seus pilares.

Além de representar um inegável marco arquitetônico, houve uma época na qual o local desempenhava o papel de ponto de encontro de intelectuais, arquitetos e artistas. Atualmente, porém, no lugar está a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, que tem como propósito a promoção e divulgação da arquitetura, do urbanismo, do design e da arte popular brasileira, mantendo a obra e o pensamento do casal vivos até hoje.

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Instituída pelo empresário e engenheiro Oscar Americano, no ano de 1974, no mês de março, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano nasceu após dois anos do falecimento de sua esposa. Com o propósito nobre de zelar pela natureza, de reunir documentos e elementos relacionados à rica história do país, de organizar cursos e concertos, entre outras atividades de âmbito cultural, o local apresenta àqueles que o visitam um panorama que vai do passado ao presente do Brasil.

Entre as inúmeras árvores e plantas de vários tipos, ainda há uma casa incrivelmente elaborada, no ano de 1950, pelo arquiteto Oswaldo Arthur Bratke. No lugar, os visitantes podem acessar um acervo composto de pinturas que datam do século 17, bem como peças de porcelana, pratarias, mobiliários e arte sacra do século seguinte.

Praça do Patriarca

Localizada no bairro da Sé, a Praça do Patriarca está entre as mais antigas do local. O início de sua construção se deu por volta de 1912, após a derrubada dos casarões antigos que ocupavam as proximidades. Ao redor da praça, imponentes, estão alguns dos edifícios de maior relevância quando se trata da história de São Paulo, como a sede da Prefeitura, que fica no Edifício Matarazzo; a Igreja de Santo Antônio, que é a mais antiga de toda a cidade e a Faculdade de Direito da USP, por exemplo.  

MuBE

Ocupando nada menos que uma área de 7.000m² em um bairro nobre da capital — Jardim Europa — o edifício-sede do MuBE (ou Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia) é, sem dúvidas, um dos mais relevantes de Paulo Mendes da Rocha.

O prédio, que foi erguido em concreto exposto, abriga um auditório, um local especial para a realização de cursos, uma área administrativa e um memorável jardim, resultado de um projeto feito por Burle Marx, que acaba por ser mais uma das atrações do lugar, complementando o espaço da instituição.

Edifício Viadutos

O prédio, que faz parte de um planejamento elaborado pelas mãos do empresário Artacho Jurado — que, inegavelmente, fez e faz parte da história da arquitetura em São Paulo —, foi pensado com o intuito de atender às necessidades das classes mais emergentes da cidade, por volta da década de 1950. Esse grupo de pessoas, à época, buscava construções que imprimissem o estilo de vida que levavam, cada vez mais sob influências estrangeiras.

A construção, que passou por uma restauração em 2014, tem 368 apartamentos que estão distribuídos em 27 andares. No topo do local, é possível avistar, a partir da sua cobertura, toda a cidade de São Paulo, em uma inacreditável visão em 360º. Hoje, observando a imensidão de prédios e construções que compõem a arquitetura em São Paulo, podemos ver como ainda coexistem, de forma pacífica, o passado e o presente que contam a história do local, que já comemora mais de 400 aniversários.

Esses foram apenas alguns dos muitos marcos quando se trata de arquitetura em São Paulo. Sem dúvidas, para os amantes desse universo, a lista ainda se estende exponencialmente, continuando a revelar o crescimento e a evolução do local.

Agora, que tal aproveitar para compartilhar este conteúdo com seus colegas do ramo? Vamos lá!

guia para projetistas

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.