fbpx

O que é uma área de descompressão, qual sua importância e como projetá-la?

área de descompressão

O mundo corporativo é extremamente competitivo, o que pode tornar a rotina de trabalho estressante e impactar negativamente na produtividade dos colaboradores.

Pensando nisso, muitas empresas passaram a investir em uma alternativa chamada sala ou área de descompressão. 

Isso porque esse ambiente contribui para o bem-estar dos colaboradores, permitindo que possam ter um momento para relaxar, pensar, descontrair e promovem a troca de ideias e conhecimento. E consequentemente, ajudam a aumentar a produtividade, o foco e a criatividade. Quer saber como isso é possível e o que não pode faltar nesse tipo de projeto? Então, acompanhe o nosso post!

O que é uma área de descompressão?

A área de descompressão é um espaço dentro da própria empresa oferecido aos colaboradores a fim de que eles se desconectem por alguns momentos do trabalho e recuperem as energias. Nesse momento de desconexão, eles podem relaxar realizando atividades que vão aliviar a tensão e revigorar a disposição, auxiliando a manterem o foco e a capacidade cognitiva. 

Por isso, as áreas de descompressão são elaboradas para serem espaços estimulantes e descontraídos — tanto pelos elementos que a compõem como pela decoração. Portanto, nas salas e áreas de descompressão, além de uma decoração que favoreça o relaxamento com pufes, tapetes, sofás ou poltronas podem ser inseridos jogos, videogames, mesas de sinuca, televisão, redes, área de alimentação entre outras opções.

Como surgiram as áreas de descompressão?

Algumas empresas de tecnologia como Google, LinkedIn, Facebook, entre outras, perceberam que a disponibilização de ambientes descontraídos auxiliava na criatividade, foco, produtividade e bem-estar dos colaboradores. Com o acúmulo de atividades do dia a dia e a necessidade de serem criativos, disruptivos e apresentar capacidade de resolver problemas e ter foco, muitas empresas perceberam que era necessário investir em formas para aliviar o estresse.

Ao implementarem esse conceito, perceberam que seus colaboradores, após esses momentos de descompressão, voltavam muito mais focados, produtivos, criativos e mais engajados. Então, esses resultados incentivaram que essa ideia ganhasse força e, agora, esse tipo de ambiente não se restringe mais às empresas de tecnologia. Já está presente em companhias de variados segmentos, portes e perfis.

Quais são as vantagens de uma área de descompressão?

As salas e áreas de descompressão promovem diversas vantagens. Por isso, são incorporadas por diversas empresas em todo o mundo.

Os colaboradores se sentem valorizados

As áreas de descompressão são um investimento no bem-estar de seus colaboradores e, com isso, eles se sentem mais valorizados e estimulados. Consequentemente, é criada uma atmosfera e uma cultura de maior engajamento, uma vez que vêem que seus esforços são notados e principalmente, recompensados.

Aumento da produtividade dos funcionários

Diversos pesquisadores constataram, ao longo dos anos, que a resolução de questões difíceis eram encontradas em momentos de descontração ou descanso. Os filmes “Mãos Talentosas” e o “Óleo de Lorenzo” demonstram essa questão.

Sendo assim, a área de descompressão foi criada, justamente, considerando esse conceito e evidenciando no dia a dia quanto os momentos de descontração e descanso podem fazer pela produtividade. Isso porque quando os funcionários estão relaxados e satisfeitos, acabam por aumentar a produtividade, uma vez que tiveram tempo para recuperar a mente, o foco e a concentração.

Redução de afastamentos e doenças

Infelizmente, uma realidade atual é a crescente quantidade de pessoas que sofrem de depressão, ansiedade e esgotamento mental, resultando em doenças e problemas como insatisfação, faltas e afastamentos. Além disso, também é muito comum dores no corpo e lesões pela má postura, por passar muito tempo sentado durante o trabalho ou por esforços repetitivos.

Diante desse cenário, a sala de descompressão ajuda a reduzir esses problemas por promover interações entre as pessoas, tornando o clima organizacional mais agradável, e também por possibilitar que as pessoas desconectem um momento de sua postura de trabalho.

Maior integração entre os membros da equipe

Por meio das oportunidades de interação e descontração, a equipe começa a desenvolver um vínculo mais profundo, criando amizade, descobrindo afinidades e, assim, se aproximando mais. Com isso, costumam trabalhar melhor, trocar ideias com mais facilidade, apresentar maior sinergia, melhorar a comunicação e, também, obter melhores resultados por meio da criação de uma cultura de colaboração.

Como essas áreas podem ser projetadas adequadamente?

Para criar esse ambiente, não basta inserir mobiliário confortável. É necessário:

Analisar a cultura da empresa

O primeiro ponto para criar uma área de descontração adequada é compreender a cultura do local e também o perfil dos colaboradores. Assim, a partir dessa análise, você poderá definir se os espaços serão apenas para relaxamento ou se também incentivarão a interação e a descontração.

Além disso, as cores e os elementos decorativos também são pré definidos de acordo com esses aspectos. É importante destacar que o ambiente deve ser adequado ao perfil e o comportamento das pessoas que vão utilizar esse espaço.

Definir o espaço que será utilizado

Para essa definição, é necessário verificar quais as opções de atividades que serão disponibilizadas na área de descompressão, a fim de determinar o espaço e as características necessárias.

Também, é importante verificar se essas atividades podem interferir no trabalho das demais pessoas que permanecem trabalhando — e planejar a distância ou o tratamento acústico necessários. Quando possível, a escolha desse espaço deve contar com a integração a ambientes externos, para ajudar a realmente se desconectarem.

Definir as atividades e os espaços disponibilizados

É muito importante definir o que estará presente na sala de descompressão: videogames, mesa de sinuca e pingue-pongue, jogos de tabuleiro, redes, jardins, sofás confortáveis, espaço de leitura, entre outras opções. Com essa definição, é possível projetar a separação desses ambientes, de forma eficaz e apropriada.

Criar uma decoração atrativa

É importante desenvolver uma decoração que faça os colaboradores se sentirem fora do escritório e em um lugar estimulante, relaxante e confortável. Então, aqui é interessante abusar do design biofílico, paisagismo, quadros, cores diferentes e harmônicas, mobiliário diferenciados, entre outros elementos, é uma excelente opção para criar esse tipo de ambiente.

Mais uma vez, aqui, é importante analisar o público que utilizará a sala, as características da empresa e, assim, fazer algo que seja atrativo a esse perfil de pessoas. Também, não se esqueça de que mesmo não sendo usado por várias horas seguidas, é importante que os móveis e os ambientes criados sejam confortáveis e ergonômicos.

Para isso, se atente tanto à escolha dos móveis, quanto à iluminação que deve ser mais relaxante, além da temperatura ambiente — que deve ser amena, nem tão fria e nem tão quente.

A área de descompressão proporciona impactos extremamente significativos para a empresa e para os colaboradores, tanto no nível emocional quanto nos aspectos econômicos. Por isso, tem sido cada vez mais incorporada e valorizada por empresas em todo o mundo. Assim, muitos profissionais de arquitetura têm se preparado para esse tipo de projeto.

Afinal, criar e desenvolver esse ambiente pode ser inicialmente desafiador, uma vez que demanda compreender a cultura da empresa, o perfil dos colaboradores e, também, estar por dentro de possibilidades e tendências que sejam atrativas e adequadas para cada empresa. Entretanto, olhando por outro ângulo, criar uma área de descompressão é extremamente agradável, uma vez que, provavelmente, será o local preferido de muitas pessoas.

Gostou deste texto? Quer receber mais conteúdos interessantes como este em primeira mão? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?