fbpx

Aplicativos para arquitetos: 11 opções para otimizar o seu trabalho

aplicativos para arquitetos

Hoje em dia, existem diversos aplicativos para arquitetos que podem melhorar e muito a qualidade do seu trabalho, além de trazer mais simplicidade e praticidade para as atividades. Eles incluem a organização de tarefas, a criação e o gerenciamento de projetos, cálculos arquitetônicos, escolhas de cores, desenho de modelos, entre tantas outras funcionalidades.

Todos eles podem ser utilizados facilmente em qualquer dispositivo móvel, mas algumas opções certamente ficam melhores em tablets. Quer saber mais sobre cada um deles? Acompanhe!

1. AutoCAD 360

O AutoCAD sempre foi uma das ferramentas mais utilizadas no desenho arquitetônico. Porém, com a chegada da era dos dispositivos móveis, os

softwares precisaram se adaptar ao novo modelo de tela. Hoje há uma versão mobile bastante funcional e com excelente usabilidade. Ela permite tanto a visualização quanto a edição dos arquivos em formato DWD.

A partir disso, você poderá fazer gerenciamento do desenho, calcular medidas, estabelecer camadas, incluir objetos e fazer desenhos livres. A grande vantagem é que é possível trabalhar nos desenhos em modo offline. Quando você se conectar, todos os arquivos podem ser enviados para a nuvem para que você não perca nada.

2. RoomScan Pro

Uma das maiores dificuldades encontradas por arquitetos e designs de ambientes é a elaboração de plantas baixas. Para otimizar o seu trabalho, o aplicativo usa os sensores dos dispositivos Apple (até o momento não está disponível para Android) e é capaz de reconhecer os contornos das superfícies e calcular a distância entre elas.

Todo o processo de criação da planta é automatizado de acordo com as configurações estabelecidas por você e as imagens obtidas pelo aparelho.

Assim, em menos de uma hora, você faz a planta de um ambiente inteiro, sem precisar usar trenas e outros equipamentos.

3. MyPantone e Pantone Studio

Os dois são aplicativos semelhantes, mas o primeiro é voltado para o Android e o outro para iOS. Eles apresentam todo o catálogo de cor da classificação mais conhecida no mundo, a Pantone. A maior parte delas pode ser utilizadas para personalização das cores de tintas.

No entanto, o grande diferencial dos aplicativos é que eles permitem que você teste harmonizações, conheça novas paletas de cores, identifique os nomes das cores de determinados móveis, entre outras funcionalidades..

4. Sun Seeker

Outro grande desafio dos arquitetos é planejar a incidência solar em um edifício. Geralmente, esse planejamento exige bastante tempo e trabalho, no entanto, o Sun Seeker é um software que pode ajudá-lo. Ele utiliza os sensores GPS e a câmera do seu celular para determinar a posição do sol em cada dia e horário. Assim, você pode elaborar um projeto bem completo e satisfatório, considerando inclusive as estações do ano.

5. Visuartech

Esse é um aplicativo de realidade aumentada para que você apresente os seus projetos para os clientes de uma maneira única. Você pode ampliar e criar várias perspectivas em uma tela para mostrar toda a inovação do seu trabalho.

6. Magic Plan

É outra ferramenta para a elaboração de plantas, entretanto seu objetivo é muito mais ambicioso. Ele também tira as medidas de móveis e acessórios de um ambiente, permitindo que você possa fazer um planejamento de decoração completo. De acordo com as configurações, você pode ainda fazer ajuste nas medidas, inserir as espessuras das paredes e testar diversas disposições dos objetos. Por fim, você pode criar arquivos em PDF e imagem (JPG) e enviar para seus clientes.

7. Graphisoft BIMx

O BIM se tornará obrigatório para a arquitetura nos próximos anos, pois em breve todas as licitações do governo precisarão ser feitas dentro dessa ferramenta. Muitas pessoas ainda enfrentam dificuldades e para resolver isso, esse aplicativo busca facilitar o planejamento, uma vez que ele permite a criação de projetos de forma colaborativa e pode ser utilizado por toda uma equipe, em dispositivos móveis.

8. Angle Meter Pro

Outra tarefa bastante trabalhosa para os arquitetos é o cálculo dos ângulos de uma superfície. Normalmente, ela demanda o uso de equipamentos e bastante atenção. Felizmente, hoje em dia com apenas um celular, você mede tudo com precisão. A única coisa que você tem de fazer é apoiar o celular em uma superfície inclinada ou medir a distância por meio da câmera.

Desse modo, em poucos segundos, você realiza uma ação que normalmente demoraria horas. O aplicativo também trabalha para implementar integrações com outras ferramentas de desenho e de planta para deixar seu trabalho muito mais simples.

9. Paper

Esse é um aplicativo muito popular nos dispositivos móveis, especialmente para quem gosta de projetar a mão livre. Você tem à disposição várias canetas, pincéis e texturas diferentes para fazer um desenho incrível. Isso é especialmente útil para quem quer exercitar a criatividade e impressionar os clientes com imagens autorais. É uma forma de se diferenciar dos desenhos técnicos feitos nos aplicativos de projeto tradicionais.

10. Reforma Simples

Esse aplicativo é voltado para o cálculo do custo de reformas de ambientes, da mão de obra até o custo dos materiais e encargos. Ao fim, você pode gerar um relatório com todos os serviços pesquisados e um resumo para ser utilizado pelo setor de compras. Os dados são bem precisos, pois são atualizados pelas informações do SINAPI de cada estado.

11. Pinterest

Por fim, não podemos deixar de falar da rede social favorita dos arquitetos e designers, o Pinterest. Ele permite que o profissional compartilhe seus trabalhos autorais com os colegas e potenciais clientes. Muitos arquitetos entraram no radar de grandes projetos ao divulgar os seus desenhos por lá.

Tudo é feito de uma forma bastante simples, sendo possível inserir imagens de alta qualidade. Ademais, com as ideias obtidas no site, pode-se melhorar constantemente a qualidade do seu trabalho.

Com essas dicas de aplicativos para arquitetos, temos a certeza de que você fará projetos cada vez mais completos e com maior qualidade. Muitos deles ajudam a executar as tarefas de forma mais ágil, o que permite maior produtividade e eficiência.

Quer saber mais sobre as aplicações digitais que podem revolucionar o seu trabalho como arquiteto? Saiba como o Google Arts and Culture pode ajudá-lo a obter inspirações sensacionais!

guia para projetistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?