fbpx

Anywhere office: por que será o trabalho do futuro

Anywhere office: por que será o trabalho do futuro

Se você esteve ligado nas tendências para o futuro do trabalho nesses últimos meses, já deve ter entrado em contato de alguma maneira com o conceito do anywhere office. A proposta é criar ambientes de trabalho que possam servir a várias atividades em, literalmente, qualquer lugar.

Por isso, se você trabalha com a projeção de espaços para o trabalho, talvez seja uma boa ideia ficar de olho neste conteúdo e descobrir algumas informações importantes sobre como desenvolver esse tipo de ambiente. Gostou da ideia? Então, vem com a gente!

O que é anywhere office?

Anywhere office é, em tradução literal, um escritório que pode estar em qualquer lugar. A tendência, apesar de não ser assim tão nova, passou a ganhar forças com a pandemia e com os avanços tecnológicos que permitem ter acesso a toda a versão virtual da empresa, de forma segura, apenas com conexão à internet.

Um exemplo simples e nada recente desse tipo de prática são as cafeterias que são usadas para trabalhar, responder e-mails e fazer reuniões com os clientes, mesmo que nem sejam na mesma cidade da sede da empresa. Mas, como dá para prever, esse não é o tipo mais indicado de local para manter o foco e a concentração, por isso a necessidade de profissionais que desenvolvam espaços funcionais para tanto.

Por que será o modelo de trabalho do futuro?

O anywhere office é uma tendência bem forte de modelo de trabalho futurista, justamente porque permite que uma empresa contrate um profissional qualificado, ainda que ele seja um viajante do mundo. E, com tantos recursos tecnológicos à disposição, ele não se limitará em nada para fazer contato com os clientes, prestar seus serviços, emitir relatórios e fazer tudo que um colaborador presencial faria.

De certa forma, o anywhere office é a era da globalização do trabalho. E isso também conta muito para a satisfação dos times, para a qualidade de vida das pessoas e até mesmo para a melhor distribuição econômica de recursos.

O que é indispensável para esses espaços de trabalho?

Apesar de ser algo muito positivo, o anywhere office oferece algumas inconveniências para os profissionais, como ambientes pouco ergonômicos e até impróprios para permanecer longas horas trabalhando, por exemplo. Por isso, é importante pensar em pontos espalhados pelas cidades que possam receber esses profissionais sem qualquer vínculo contratual, se for o caso.

Essa infraestrutura precisa oferecer o básico no que diz respeito a:

  • boa estrutura tecnológica e de acesso à internet;
  • espaços de trabalho ergonômicos e confortáveis;
  • ambientes privativos e integrados, para cada tipo de demanda;
  • iluminação e ventilação adequados, proporcionando bem-estar etc.

Como realizar um projeto de anywhere office?

Ao mesmo tempo que os projetos de anywhere office podem ser feitos em espaços como coworkings, por exemplo, eles também podem romper essas barreiras. As prefeituras podem começar a investir nesse tipo de ambiente, da mesma forma que as empresas privadas podem abrir suas portas (e salas) para esses profissionais.

A verdade é que o futuro dessa tendência ainda é um pouco incerto. Por isso, quem se arriscar a desenvolver esses projetos pode estar ditando as novas regras do jogo.

Então, a forma mais certeira de desenvolver esse tipo de trabalho hoje é pesquisando e entendendo exatamente quais são as maiores necessidades dos profissionais que trabalham nesse modelo e pensando em como isso pode ser levado para o setor público e privado.

Gostou da ideia de integrar ambientes dentro de uma companhia através do anywhere office? Então, confira os 3 benefícios dos espaços colaborativos nas empresas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?